Beatrice Teizen   |   26/01/2024 17:16

Em recuperação judicial, Gol deve para mais de 50 mil credores

Companhia aérea entrou nesta quinta-feira (25) com pedido de Chapter 11 no Tribunal dos Estados Unidos


Divulgação/Gol
Agências de risco estimam que a dívida total da Gol fique em torno de R$ 20 bilhões
Agências de risco estimam que a dívida total da Gol fique em torno de R$ 20 bilhões

A Gol, que entrou ontem (25) com um pedido de Chapter 11 no Tribunal de Falências dos Estados Unidos, deve para entre 50.001 e 100 mil credores. A informação consta no documento do processo obtido pela Folha de S.Paulo e publicado primeiramente pelo O Globo.

Segundo a publicação, no topo da lista de credores com mais créditos a receber estão o banco americano BNY Mellon (dívidas financeiras), o Comando da Aeronáutica (por serviços de controle de tráfego aéreo e auxílio de navegação), a distribuidora de combustíveis Vibra (antiga BR) e a fabricante de aeronaves Boeing.

A companhia aérea afirmou à Justiça dos EUA o montante de credores, segundo estimativas próprias. Como comparação, o jornal citou a Americanas, que também está em recuperação judicial, e tem 9 mil credores — a aérea supera, então, em cinco vezes a varejista.

A dívida tem piso de US$ 1 bilhão (R$ 4,92 bilhões), pode chegar a US$ 10 bilhões (R$ 49,2 bilhões) e fica em patamar similar aos ativos da transportadora. Para comparação, os débitos da Latam em 2020 somavam cerca de US$ 18 bilhões (R$ 94,9 bilhões no câmbio atual) durante processo de reestruturação de dívida similar.

O documento entregue pela Gol aponta apenas as 30 maiores dívidas, a 27 empresas. Esses compromissos somam um débito de R$ 4,76 bilhões, na cotação atual. O braço comercial da Boeing é a quarta maior credora, com R$ 75 milhões a receber.

Agências de risco estimam que a dívida total da companhia aérea fique em torno de R$ 20 bilhões. Do total da dívida da empresa, cerca de R$ 3 bilhões vencem no curto prazo (em até 12 meses). A companhia, no entanto, não teria caixa suficiente para honrar esses compromissos, segundo pessoas a par das negociações.

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