Da Redação   |   06/03/2024 10:11

Latam vive "momento único" em sua história, diz Aline Mafra

Diretora afirma que aérea saiu mais forte das turbulências da pandemia e comemora parceria com Delta


PANROTAS / Marluce Balbino
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil

Líder em share de passageiros no Brasil em 2023, e voltando após oito anos a ser a primeira também no setor corporativo brasileiro, a Latam Airlines tem motivos de sobra para comemorar. O que era uma situação das mais delicadas no início da pandemia, quando a companhia aérea entrou no Chapter 11 nos Estados Unidos em 2020, se transformou em uma recuperação tão ascendente que levou a empresa a um "momento único em sua história", segundo a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra.

"É um momento único, que provavelmente a Latam nunca teve nos 12 anos de história. E estamos sedentos por aproveitar isso, não somente em termos de crescimento da empresa, mas de explorar tudo que o Brasil tem para oferecer", comentou Aline em entrevista exclusiva durante o Fórum PANROTAS 2024.

Segundo ela, o processo de recuperação judicial vivido nos Estados Unidos – pelo qual agora passa a Gol –, apesar de duro, permitiu à Latam voltar a crescer com eficiência operacional. "Nossos custos fixos se tornaram mais competitivos a partir dali. Com isso, tivemos melhores condições de lidar com a conjuntura da aviação, como o preço do combustível crescendo 100% e uma demanda que ainda se recuperava lentamente", disse a diretora.

Tal decisão, afirma, possibilitou à Latam terminar o ano de 2023 com lucro líquido de US$ 582 milhões, receita 18% maior que a de 2022 e margem operacional de 11,3%, acima até do que a companhia obteve em 2019, antes da pandemia.

O cenário positivo deixa a empresa otimista com o futuro próximo: em 2024, a Latam Airlines espera crescer 9% em oferta de assentos no ano no Brasil, e até 14% globalmente, diz Mafra.

Resultados com a Delta

Parte importante do otimismo vem da joint-venture com a Delta Airlines: houve um crescimento 63% em passageiros transportados no âmbito da JV entre 2022 e 2023, saindo de 800 mil para 1,3 milhão, e os voos de Latam e Delta já subiram de 27% para 34% de toda a oferta de assentos nas rotas entre Brasil e EUA, segundo a diretora.

PANROTAS/Gute Garbelotto
Danillo Barbizan, da Delta, e Aline Mafra, da Latam, no palco do Fórum PANROTAS 2024
Danillo Barbizan, da Delta, e Aline Mafra, da Latam, no palco do Fórum PANROTAS 2024

"No ano passado, aqui no Fórum, a gente falava de promessas, planos. Hoje, é uma prestação de contas. De lá para cá anunciamos uma série de novas rotas", aponta Aline. Algumas dessas adições foram: um segundo voo GRU-Atlanta, voos de GIG para Atlanta e Nova York e uma frequência entre Lima e Atlanta, operada pela Latam em pleno hub norte-americano da Delta.

Com o aprofundamento da parceria, as aéreas também aperfeiçoaram o atendimento ao B2B. "Antes, executivos de Delta e Latam iam juntos nas visitas às empresas, mas ainda no seu papel antigo, sem muita especialização. Hoje a gente sempre tem um executivo especialista na JV e em Estados Unidos, independentemente se é Delta ou Latam, nessas visitas" explica a diretora.

Latam e Delta estiveram também no palco do Fórum PANROTAS, onde comemoraram o avanço da parceria e homenagearam a PANROTAS pelos seus 50 anos.


Por Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11144 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS