Pedro Menezes   |   07/08/2025 17:11

Azul convoca credores a se habilitarem em processo de recuperação nos EUA

Empresa aérea entrou com pedido de proteção judicial nos EUA em 28 de maio de 2025

Divulgação
A habilitação de crédito é necessária para que credores que tenham valores a receber da Azul antes da entrada no Chapter 11 possam participar das votações e distribuições futuras previstas no processo
A habilitação de crédito é necessária para que credores que tenham valores a receber da Azul antes da entrada no Chapter 11 possam participar das votações e distribuições futuras previstas no processo

A Azul Linhas Aéreas divulgou um comunicado aos seus acionistas informando que credores têm até dia 15 de setembro de 2025, às 17h (horário de Nova York) para habilitarem seus créditos no processo de Chapter 11 da companhia em curso nos Estados Unidos. A data, conhecida como Bar Date, foi fixada pelo Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York, onde corre o processo.

A empresa aérea entrou com pedido de proteção judicial nos EUA em 28 de maio de 2025, como parte de um plano de reestruturação financeira que visa fortalecer sua posição no mercado e garantir sustentabilidade a longo prazo. Segundo a Azul, o processo não impacta suas operações, que continuam normalmente.

“A Azul está operando normalmente e segue voando e aceitando reservas como de costume”

CFO e diretor de Relações com Investidores, Alexandre Malfitani

A habilitação de crédito é necessária para que credores que tenham valores a receber da Azul antes da entrada no Chapter 11 possam participar das votações e distribuições futuras previstas no processo. Estão obrigados a apresentar as provas de crédito tanto pessoas físicas quanto jurídicas cujos créditos:

  • Não estejam listados na documentação oficial da empresa;
  • Estejam classificados como contestados, contingentes ou com valores incorretos;
  • Decorram da rejeição de contratos ou arrendamentos;
  • Estejam relacionados à compra ou venda de valores mobiliários;
  • Sejam enquadrados como prioridade legal pela seção 503(b)(9) do Código de Falências dos EUA, entre outros.

A documentação deve ser preenchida e enviada conforme orientações disponíveis no site https://cases.stretto.com/azul. As instruções incluem o preenchimento de um formulário (Prova de Crédito - Formulário 410), que deve estar em inglês ou português e expressar o valor em dólares americanos.

Credores que não protocolarem suas reivindicações dentro do prazo estipulado não serão reconhecidos como tal para fins de participação no processo de reorganização judicial.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados