Delta Air Lines celebra 100 anos e dedica sucesso a parceiros no Brasil e no mundo
Companhia centenária exalta a parceria com os agentes de viagens e consolidadores no Brasil

Teve brinde com espumante e bolo. Teve parabéns. No ano em que celebra seu centenário e 28 anos de Brasil, a Delta Air Lines reforça os pilares que guiaram sua trajetória e que continuarão a moldar seu futuro: uma cultura que coloca as pessoas em primeiro lugar, uma busca incessante por inovação e uma aposta estratégica no mercado brasileiro. É esse o momento definido pelo brasileiro Maurício Parise, vice-presidente global de Brand Experience da companhia aérea norte-americana.
O que começou em 1925 como uma modesta empresa de pulverização agrícola transformou-se em uma gigante global que hoje opera mais de quatro mil voos diários para mais de 275 destinos. Em evento comemorativo, Mauricio Parise, executivo da companhia há 28 anos, deu destaque especial à relação com o trade turístico brasileiro.

Reconhecimento ao Trade: "Crescemos Juntos"
À PANROTAS, Parise foi enfático ao reconhecer a importância de agentes de viagens, operadores e consolidadores na história da companhia no Brasil. Para ele, a relação vai muito além do negócio e é um pilar que permanecerá, mesmo com a evolução da tecnologia e do canal direto.
"Quem fez a Delta no Brasil foram os nossos parceiros no Turismo. A Delta entrou em 1997, pouco conhecida, tímida, e foram os nossos parceiros do Turismo que nos abraçaram e nos trouxeram onde nós estamos hoje. Então, esse respeito, essa amizade que nós temos pelo Trade é algo que continua, existiu nos últimos 28 anos, e vai existir nos próximos 30, 50 anos"
Mauricio Parise, vice-presidente global de Brand Experience da Delta Air Lines
Avanços tecnológicos naturalmente trouxeram maior acesso dos consumidores ao canal direto, mas Parise afirma que a parceria com os intermediários continua sendo a mais representativa no Brasil. Ele traça um paralelo entre a valorização do funcionário dentro da companhia e a valorização do parceiro comercial.

"O fator humano para nós é mais importante que a tecnologia. A tecnologia é uma ferramenta extremamente importante para gerar eficiência, mas as pessoas, o relacionamento, é o que faz a Delta ser a Delta. E é o que nós aplicamos na relação com os nossos parceiros aqui", celebra o VP.
Cultura como diferencial competitivo
Essa filosofia de valorizar as relações humanas é o principal ativo da Delta. Com mais de 100 mil funcionários globalmente, a companhia se orgulha de uma cultura que, segundo Parise, a diferencia da concorrência. Essa aposta se reflete diretamente na percepção dos clientes, já que a interação com os funcionários é o segundo fator de maior impacto no Net Promoter Score (NPS) da companhia, sendo responsável por 24% da nota.
Bilhões em inovação e experiência
Com uma frota de 982 aeronaves em operação e 285 encomendadas, a Delta garante que não economiza recursos para melhorar a jornada do passageiro. A companhia investiu US$ 750 milhões para implementar wi-fi gratuito e de alta velocidade, serviço que desde março de 2025 está disponível em voos entre os Estados Unidos e a América do Sul.
A experiência a bordo também é enriquecida com parcerias com marcas de luxo. Além da já conhecida colaboração com a Porsche para o transporte de clientes em conexão, a Delta oferece os hambúrgueres do Shake Shack na primeira classe, novos kits de amenidades da grife italiana Missoni e, para celebrar o centenário, uma parceria com a casa de champanhe Maison Taittinger.
De olho no futuro, a Delta investe em tecnologias que prometem revolucionar a viagem, como a participação na Joby Aviation, uma empresa de eVTOL (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical), com o objetivo de oferecer transporte entre centros urbanos e aeroportos.
Nesse cenário, o Brasil ocupa uma posição de destaque. Com voos partindo de São Paulo e Rio de Janeiro e uma parceria estratégica com a Latam, a Delta vê o País como fundamental. "Não existe empresa global sem Brasil", sentenciou Parise, reafirmando o compromisso de longa data da companhia com o mercado e seus parceiros locais.