Pedro Menezes   |   30/10/2025 10:03
Atualizada em 30/10/2025 20:00

"Latam seguirá crescendo em 2026", diz diretora de Vendas

Aline Mafra destacou aumento de capacidade e expansão da frota durante o Insights 2025


PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil
Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil

Latam Airlines e Delta Air Lines reúnem, nesta quinta-feira (30), em São Paulo, seus principais parceiros, entre consolidadores e operadores, para comemorar três anos de joint venture. Logo na abertura do Insights 2025, Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, fez um balanço do momento da companhia e do setor, reforçando o otimismo da aérea para o próximo ano.

A executiva relembrou logo de cara o lançamento do voo São Paulo–Los Angeles, considerado um marco da retomada da conectividade da empresa com a Costa Oeste dos Estados Unidos. No entanto, com o passar do tempo, ela viu que a nova rota era apenas um "aperitivo" do banquete que estaria por vir.

“Unir forças para chegar na Costa Oeste dos Estados Unidos. Um mês depois, lançamos GRU-LAX. O que naquele momento me parecia incrível, hoje eu tenho muito claro que era um aperitivo do banquete que toda essa JV iria ser. Minha grande aspiração estava humilde e pequena”, afirmou Aline Mafra.

Segundo ela, o desempenho da Latam em 2025 foi “muito forte”, impulsionado por demanda resiliente, tanto no Turismo de lazer, quanto nas viagens corporativas, apesar dos desafios econômicos do País. Aline destacou ainda o crescimento substancial da Latam no mercado doméstico, com 30% de aumento na capacidade e a expansão da frota prevista, com Embraer, para atender cidades secundárias e trazer mais eficiência operacional.

“O Turismo tem sido resistente ao aumento de preço. Num cenário onde as variáveis econômicas estão mais pesadas para o consumidor, conseguimos ficar tranquilos, porque o Brasil tem sido resistente nesses soluços da macroeconomia. Temos alguma tranquilidade para esperar um ano que vem forte. E afirmo que a Latam seguirá crescendo em 2026"

Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil

E mesmo com o avanço, a executiva alertou para os desafios de custos crescentes e carga tributária que afetam o setor. “Tirar avião do chão é caríssimo. E ainda temos aumento do IOF, do Imposto de Renda sobre leasing — que já foi zero, hoje é 2% e, em teoria, chega a 15% em 2026. Além disso, a judicialização continua crescendo. É um cenário de alta pressão de custos, e nosso esforço é manter a sustentabilidade da operação", lembrou.

Apesar das adversidades, Aline reforçou a confiança na estrutura e eficiência conquistadas pela companhia após o processo de reestruturação. “Operamos hoje com baixo custo, nos reorganizamos e estamos preparados para vencer. A Latam vai chegar onde quiser, porque temos todas as ferramentas para isso. Contem conosco, porque continuaremos fortes neste mercado", finalizou a executiva.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4259 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.