Laura Enchioglo   |   21/10/2025 13:14
Atualizada em 21/10/2025 13:15

Azul recupera oferta em Porto Alegre um ano após reabertura do Salgado Filho

Quase 20 mil voos foram operados e mais de 2 milhões de passageiros transportados no período


Guilherme Mion
No período das férias de verão 2024/2025, decolaram do Salgado Filho quatro voos dedicados por semana
No período das férias de verão 2024/2025, decolaram do Salgado Filho quatro voos dedicados por semana

A Azul registrou o crescimento dos números de voos e passageiros de suas operações em Porto Alegre após um ano da reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Os resultados mostram que a aérea conseguiu recuperar 100% de sua oferta de assentos nesta base se comparada à sua atuação na região antes da crise climática que atingiu o Estado em 2024. Isso significa oferecer, hoje, uma média de cinco mil assentos/dia aos clientes.

O check-in da companhia no aeroporto gaúcho, em 21 de outubro do ano passado, quando o Salgado Filho reabriu suas pistas após os prejuízos das enchentes, já foi importante. Mas esse desempenho foi sendo ampliado ao longo dos meses. Para se ter uma ideia dos avanços, no mês da reinauguração – de 21 a 31 de outubro de 2024 –, a Azul operou 406 voos nesta base. Se considerarmos este mesmo período agora, de 21 até o fim deste mês, esse número sobe para 714 voos – um aumento de 76%.

Já em relação à alta temporada, e os pacotes da Azul Viagens, esse salto foi ainda maior. No período das férias de verão 2024/2025, decolaram do Salgado Filho quatro voos dedicados por semana. Já em 2025/2026, a previsão é de que sejam 17, semanais – ampliando em 325% essa oferta aos clientes. Considerando a quantidade de assentos/semana, são 1.233 em 24/25 para 4.810 em 25/26, ou 290% de aumento.

De acordo com a gerente sênior de Planejamento de Malha da companhia, Beatriz Barbi, os resultados espelham a importância de Porto Alegre como destino de conectividade para os clientes da Azul.

“O Salgado Filho ajudou a Azul a começar a sua história como companhia e, desde então, sempre representou uma parte significativa, que já chegou a 10%, do total das nossas movimentações pelo País. Por isso essa nossa base no Sul sempre será uma peça-chave em nossa malha aérea"

Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul

A aérea conecta Porto Alegre, atualmente, com as cidades de Belo Horizonte (Confins-MG), Campinas (Viracopos-SP), Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (Galeão-RJ) e São Paulo (Congonhas e Guarulhos-SP), além de ligações regionais para os municípios de Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3977 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.