CEO da Latam diz que houve falha de comunicação sobre nova tarifa sem bagagem de mão
Jerome Cadier afirma que aéreas não explicaram corretamente a nova classe tarifária em voos internacionais

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, reconheceu que as companhias aéreas falharam na comunicação com os passageiros ao lançar tarifas mais baratas que não incluem bagagem de mão em voos internacionais, novidade que acabou virando alvo de polêmicas recentes com o lançamento da Basic da Gol.
“Infelizmente, acho que não fizemos um bom trabalho em nos comunicar da maneira certa. Temos que deixar claro que não nos esforçamos o suficiente para explicar isso ao cliente. Mas eu espero que o Congresso entenda que isso é bom para o Brasil, é bom para o consumidor brasileiro”, afirmou ele, durante o Alta AGM & Airline Leaders Forum.
A nova tarifa acabou chamando a atenção da Câmara dos Deputados, do presidente Hugo Motta, que classificou como um “abuso” a possibilidade de cobrança de passageiros pela mala de mão em voos comerciais e afirmou que a Câmara “não vai aceitar esse abuso”. Tanto é que um Projeto de Lei deve ser votado com urgência para criar, segundo a própria Câmara, soluções para este assunto.
Jerome lembra que a Latam já havia adotado o modelo em outubro de 2024, seguindo práticas já consolidadas em outros mercados. O executivo defendeu ainda que a nova categoria beneficia o passageiro e estimula a demanda, por permitir acesso a preços mais baixos. Já Celso Ferrer, CEO da Gol, afirmou que é uma opção para a aviação brasileira ser mais competitiva.
Com informações da Folha de S. Paulo.