Gol seguirá crescendo no Rio de Janeiro e também focará em destinos regionais, diz VP
Mateus Pongeluppi detalha crescimento da malha, voos regionais e aprimoramento do atendimento ao cliente

RIO DE JANEIRO - O Grupo Gol Smiles anunciou uma nova estrutura para Gol Linhas Aéreas em março deste ano. Na ocasião, Mateus Pongeluppi, que soma 12 anos de companhia, assumiu o cargo de vice-presidente comercial. Em junho, três meses depois, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS contando todos os planos da companhia após a saída do Chapter 11, incluindo a dominância no Rio de de Janeiro.
Hoje, após sete meses no cargo, Mateus Pongeluppi voltou a conversar com o Portal PANROTAS sobre o amadurecimento não só dele no novo cargo, mas da Gol Linhas Aéreas cerca de 125 dias após deixar o Chapter 11. A companhia passa por um dos melhores e maiores momentos da sua história, como já adiantado pelo diretor Danillo Barbizan, também em entrevista ao Portal PANROTAS nesta Abav Expo 2025.
E neste período relativamente curto, mas intenso, a Gol tem avançado em sua estratégia comercial e de expansão. O vice-presidente comercial fez um balanço destes sete meses à frente da área e detalhou planos para crescimento da malha, regionalização de operações e aprimoramento do atendimento ao cliente.
“Bastante coisa mudou. O mercado está bem mais dinâmico daquele período para hoje. A proximidade com o trade e a agilidade na tomada de decisão foram fundamentais nesse período. E do lado da Gol, a gente tem acompanhado melhor o mercado, entendendo as mudanças e mantendo proximidade com os grandes parceiros”, destacou o VP.
"E felizmente as coisas estão andando bem. Não é só colocar capacidade, é fazer com que ela aconteça de forma rentável. Isso acontece porque conseguimos atrair novos clientes, que passam a experimentar os nossos serviços. E esse papel do trade é fundamental para o sucesso da Gol"
Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol
Expansão da malha e reforço regional

Matheus também citou ajustes na capacidade, que foram concentrados em determinadas rotas, principalmente nos hubs do Galeão, Norte e Nordeste. “Estamos construindo uma grande posição no Estado do Rio (hoje com 62% de market share), mas ainda não chegamos ao potencial total deste mercado. Vamos continuar expandindo e olhando com carinho para mercados regionais, Centro-Oeste e interior”, detalhou.
Entre os novos destinos atendidos estão Lages e Correia Pinto, em Santa Catarina, e Araguaína, no Tocantins. Outros reforços também ocorreram em Maringá, Cuiabá, Petrolina e Pelotas, especialmente no Rio Grande do Sul.
América do Sul e Estados Unidos
No mercado internacional, Pongeluppi reafirmou os planos da Gol, que incluem quase todas as capitais da América do Sul e investimentos no Caribe, apesar da saída da Costa Rica. “O impacto foi pequeno. Isso não muda em nada o plano inicial. Seguimos estudando oportunidades bastante ambiciosas”, afirma.
Quanto aos Estados Unidos, o VP comenta que a demanda passou por uma fase de estagnação, possivelmente por conta de um temor econômico, mas que já apresenta sinais de recuperação. “Agora, com o dólar mais estável, as pessoas voltaram a criar coragem para viajar. Estamos entrando na alta temporada, que tende a ser a maior da história da Gol, tanto no doméstico quanto no internacional”, destacou.
E quais são os próximos passos?

O executivo enfatiza que, após a expansão da malha e a aproximação com o trade, o próximo passo está focado em atendimento segmentado e reconfiguração de imagem. “Começamos com a campanha ‘Inteligência Faz a Gente Voar’ e agora estudamos como segmentar melhor nossas cabines, atendendo diferentes perfis de clientes sem perder qualidade”, explicou.
Segundo ele, a estratégia inclui atender clientes mais sensíveis a preço, mas também aqueles que buscam produto e atendimento diferenciados. “Esse é o grande próximo passo que estamos preparando: um atendimento segmentado que reforça o crescimento”, concluiu Pongeluppi, que adiantou também que há estudos para o internacional, mas ainda é cedo para compartilhar detalhes.
Plantão Abav Expo 2025
Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.