Artur Luiz Andrade   |   09/10/2025 15:11
Atualizada em 09/10/2025 15:12

Gol seguirá crescendo no Rio de Janeiro e também focará em destinos regionais, diz VP

Mateus Pongeluppi detalha crescimento da malha, voos regionais e aprimoramento do atendimento ao cliente

PANROTAS / Marluce Balbino
Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol
Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol

RIO DE JANEIRO - O Grupo Gol Smiles anunciou uma nova estrutura para Gol Linhas Aéreas em março deste ano. Na ocasião, Mateus Pongeluppi, que soma 12 anos de companhia, assumiu o cargo de vice-presidente comercial. Em junho, três meses depois, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS contando todos os planos da companhia após a saída do Chapter 11, incluindo a dominância no Rio de de Janeiro.

Hoje, após sete meses no cargo, Mateus Pongeluppi voltou a conversar com o Portal PANROTAS sobre o amadurecimento não só dele no novo cargo, mas da Gol Linhas Aéreas cerca de 125 dias após deixar o Chapter 11. A companhia passa por um dos melhores e maiores momentos da sua história, como já adiantado pelo diretor Danillo Barbizan, também em entrevista ao Portal PANROTAS nesta Abav Expo 2025.

E neste período relativamente curto, mas intenso, a Gol tem avançado em sua estratégia comercial e de expansão. O vice-presidente comercial fez um balanço destes sete meses à frente da área e detalhou planos para crescimento da malha, regionalização de operações e aprimoramento do atendimento ao cliente.

“Bastante coisa mudou. O mercado está bem mais dinâmico daquele período para hoje. A proximidade com o trade e a agilidade na tomada de decisão foram fundamentais nesse período. E do lado da Gol, a gente tem acompanhado melhor o mercado, entendendo as mudanças e mantendo proximidade com os grandes parceiros”, destacou o VP.

"E felizmente as coisas estão andando bem. Não é só colocar capacidade, é fazer com que ela aconteça de forma rentável. Isso acontece porque conseguimos atrair novos clientes, que passam a experimentar os nossos serviços. E esse papel do trade é fundamental para o sucesso da Gol"

Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol

Expansão da malha e reforço regional

PANROTAS / Marluce Balbino
Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol
Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da Gol

Matheus também citou ajustes na capacidade, que foram concentrados em determinadas rotas, principalmente nos hubs do Galeão, Norte e Nordeste. “Estamos construindo uma grande posição no Estado do Rio (hoje com 62% de market share), mas ainda não chegamos ao potencial total deste mercado. Vamos continuar expandindo e olhando com carinho para mercados regionais, Centro-Oeste e interior”, detalhou.

Entre os novos destinos atendidos estão Lages e Correia Pinto, em Santa Catarina, e Araguaína, no Tocantins. Outros reforços também ocorreram em Maringá, Cuiabá, Petrolina e Pelotas, especialmente no Rio Grande do Sul.

América do Sul e Estados Unidos

No mercado internacional, Pongeluppi reafirmou os planos da Gol, que incluem quase todas as capitais da América do Sul e investimentos no Caribe, apesar da saída da Costa Rica. “O impacto foi pequeno. Isso não muda em nada o plano inicial. Seguimos estudando oportunidades bastante ambiciosas”, afirma.

Quanto aos Estados Unidos, o VP comenta que a demanda passou por uma fase de estagnação, possivelmente por conta de um temor econômico, mas que já apresenta sinais de recuperação. “Agora, com o dólar mais estável, as pessoas voltaram a criar coragem para viajar. Estamos entrando na alta temporada, que tende a ser a maior da história da Gol, tanto no doméstico quanto no internacional”, destacou.

E quais são os próximos passos?

Divulgação
Estratégia inclui atender clientes mais sensíveis a preço, mas também aqueles que buscam produto e atendimento diferenciados
Estratégia inclui atender clientes mais sensíveis a preço, mas também aqueles que buscam produto e atendimento diferenciados

O executivo enfatiza que, após a expansão da malha e a aproximação com o trade, o próximo passo está focado em atendimento segmentado e reconfiguração de imagem. “Começamos com a campanha ‘Inteligência Faz a Gente Voar’ e agora estudamos como segmentar melhor nossas cabines, atendendo diferentes perfis de clientes sem perder qualidade”, explicou.

Segundo ele, a estratégia inclui atender clientes mais sensíveis a preço, mas também aqueles que buscam produto e atendimento diferenciados. “Esse é o grande próximo passo que estamos preparando: um atendimento segmentado que reforça o crescimento”, concluiu Pongeluppi, que adiantou também que há estudos para o internacional, mas ainda é cedo para compartilhar detalhes.

Plantão Abav Expo 2025

Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.