Pedro Menezes   |   08/10/2025 17:44

"Gol vive um dos maiores e melhores momentos de sua história", diz Barbizan

Companhia se prepara para a maior temporada de verão da sua história que terá 65 mil voos

PANROTAS / Pedro Menezes
Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol
Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol

RIO DE JANEIRO - A Gol Linhas Aéreas completa hoje 125 dias desde que anunciou sua saída do Chapter 11, no dia 6 de junho, um momento considerado histórico para a companhia. Neste embalo, a companhia vai operar a maior temporada de verão da sua história e ainda prepara uma expansão internacional de 20% de oferta.

Em entrevista ao Portal PANROTAS nesta Abav Expo 2025, o diretor de Vendas da companhia, Danillo Barbizan, afirmou que a empresa está em um dos melhores e maiores momentos de sua trajetória, sustentada por um plano sólido, alinhamento interno e confiança nas metas traçadas para o futuro.

“Estamos muito confiantes neste momento especial, que também é de muita coesão entre as áreas. Classifico isso como um dos grandes diferenciais neste momento. Está todo mundo coeso, com base no Five Year Plan, fazendo exatamente o que precisa ser feito. O resultado não vai ser nem melhor nem pior, vai ser o que tem que ser, porque todo mundo sabe o que precisa fazer”

Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol

Com uma alta temporada promissora, a companhia projeta crescimento de 15% na oferta doméstica e 20% nas rotas do Cone Sul. “Por conta dos aviões que estão chegando e da expansão internacional, a oferta vai crescer. O time de Revenue Management sabe que tem mais assentos disponíveis e está precificando da melhor forma possível. O time de vendas está preparado para tirar o melhor de cada canal, no Brasil e no exterior”, afirma Barbizan.

Ele reforça que o foco está na execução precisa do plano de cinco anos e na integração entre áreas. “O plano está robusto, bem feito, e todo mundo sabe dele. Isso gera confiança no colaborador para que ele acorde todo dia e faça o que tem que ser feito, sem distração, sem agendas paralelas. Todo mundo sai das reuniões pensando em como entregar e fazer um resultado melhor", complementou o diretor.

É um dos maiores e melhores momentos da história da Gol. Às vezes ser o maior não é ser o melhor, e é o que a gente está buscando: ser o melhor. A gente não quer só crescer por crescer, mas otimizar e tirar o máximo daquilo que a gente se propõe a fazer. Se ser o maior for consequência, ótimo, mas o foco é ser o melhor"

Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol

Renovação de frota no longo prazo

Divulgação/Gol
 Five Year Plan também contempla a renovação da frota e a ampliação da operação internacional
Five Year Plan também contempla a renovação da frota e a ampliação da operação internacional

O Five Year Plan também contempla a renovação da frota e a ampliação da operação internacional. “Hoje são 142 aviões. Este ano já recebemos cerca de sete aeronaves e devemos receber mais até o final do ano, além de um cargueiro que chegou há pouco tempo. É uma renovação natural”, diz Barbizan.

Ao ser questionado pela padronização da frota com aeronaves Boeing 737 MAX, Danillo afirma que isso também depende da Boeing e que os aviões deste modelo estão hoje operando em rotas maiores, garantindo mais eficiência operacional. “Com o tempo, essa reposição vai acontecer naturalmente. E é nossa responsabilidade colocar na rota o melhor produto, o que for melhor para o passageiro e para a Gol", destacou.

Um estande aberto e conectado no trade

PANROTAS / Pedro Menezes
Barbizan destacou o novo conceito de estande da Gol, desenvolvido em parceria entre as áreas de vendas e marketing
Barbizan destacou o novo conceito de estande da Gol, desenvolvido em parceria entre as áreas de vendas e marketing

Nesta Abav Expo 2025, Barbizan destacou o novo conceito de estande da Gol, desenvolvido em parceria entre as áreas de vendas e marketing. “Nosso estande traduz o que a companhia quer passar de imagem para o trade. É um espaço aberto, sem sala de reunião, para promover conexão e conversa. Foi um pedido nosso: que fosse um lugar de convivência, não de isolamento”, explica.

O espaço conta com uma ilha de café central, que simboliza essa integração. “A gente está mudando a tendência do vendedor que só está com o café para o café ser o ponto central de discussão de negócios. Tem o café da França, da Holanda e do Brasil, conectando com nossas parceiras Air France e KLM", destacou Danillo.

Alta temporada e presença no Rio de Janeiro

A oferta da alta temporada, por sua vez, já está definida, com crescimento de 15% em todo o País. “O Nordeste cresce, o Norte cresce, o Centro-Oeste cresce, o Sul cresce. É um crescimento geral”, detalha Barbizan.

"E o palco dessa nova fase é especial: o Rio de Janeiro. A Gol é a companhia do carioca. Nossa oferta de assentos aqui é de 60%. Ninguém oferta mais no Rio de Janeiro do que a gente. É como se a gente estivesse fazendo oferta na nossa casa. O Rio é estratégico por unir diferentes perfis de demanda: você tem o polo emissivo, porque o carioca viaja muito; o receptivo, porque o Brasil vem para o Rio; e o corporativo, com setores fortes como óleo e gás, investimentos, comunicação e parcerias como a da Globo.”

"Além disso, o hub da companhia no Aeroporto do Galeão fortalece a conectividade. E o Rio de Janeiro conecta o Paraguai e o Uruguai com a Europa e os Estados Unidos, via American Airlines, nossa parceira estratégica. Quando uma companhia internacional coloca um voo aqui, ela olha para o potencial local e para essa conectividade regional que a Gol ajuda a alimentar"

Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol

Encerrando a entrevista, Barbizan reforça o papel do agente de viagens. “Mais de 55% das nossas vendas no Brasil vêm do agente de viagem. Nosso time de vendas está desenhado para estar presente em todos os lugares e momentos, cobrindo tudo que a GOL precisa. Essa parceria é essencial e está no centro do nosso plano.

Plantão Abav Expo 2025

Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4046 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.