Filip Calixto   |   12/12/2025 16:03
Atualizada em 12/12/2025 16:04

CEO da Delta afirma que concorrentes replicam estratégia premium da companhia

Companhia norte-americana opera as suítes da classe executiva Delta One desde 2017

Divulgação
Ed Bastian, CEO da Delta Air Lines, falou na Morgan Stanley Global Consumer & Retail Conference
Ed Bastian, CEO da Delta Air Lines, falou na Morgan Stanley Global Consumer & Retail Conference

O CEO da Delta Air Lines, Ed Bastian, afirmou que concorrentes do setor aéreo têm adotado iniciativas premium similares às da empresa, segundo publicou o portal internacional Travel Pulse by Northstar.

Segundo o veículo, durante uma conferência financeira, Bastian afirmou que a estratégia de diferenciação da Delta, baseada na oferta ampliada de produtos premium e opções nas classes econômica e básica, contribuiu para a operação da empresa durante os períodos de instabilidade em 2025, incluindo a paralisação do governo dos Estados Unidos, que gerou um impacto estimado de US$ 200 milhões.

Ainda de acordo com o Travel Pulse by Northstar, o CEO afirmou que a companhia busca diferenciação desde a aquisição da Northwest, em 2010. Ele citou que, sem um produto distinto e capacidade de oferecer experiência premium, a empresa não teria condições de competir no setor.

A Delta opera as suítes da classe executiva Delta One desde 2017 e, conforme publicado pelo portal, introduziu neste ano novos itens na cabine, como roupa de cama, travesseiros, pijamas, chinelos e kits de amenidades. A empresa também inaugurou um lounge Delta One em Seattle e quatro novas unidades do Delta Sky Club nos Estados Unidos.

A companhia testa ainda uma tarifa de classe executiva "desagrupada", que prevê acesso ao assento da cabine executiva com serviços reduzidos a um custo menor. Não há data definida para lançamento das tarifas.

Segundo o Travel Pulse by Northstar, Bastian afirmou que outras empresas do setor aderiram mais tarde ao movimento de ampliação das ofertas premium. O CEO citou a United Airlines como exemplo, dizendo que a companhia estaria replicando iniciativas da Delta.

A United opera a classe executiva Polaris desde 2017 e realizou atualizações no produto, conforme o portal. A empresa planeja uma reformulação da cabine em 2026, que incluirá portas deslizantes, telas de entretenimento maiores, acesso direto ao corredor e serviços adicionais nas primeiras fileiras.

O portal norte americano também reportou que American, JetBlue, Frontier, Spirit e Southwest vêm ampliando produtos premium diante do aumento da demanda, com iniciativas que incluem a expansão de rotas com classe executiva, assentos com mais espaço e novos pacotes de tarifas.

As declarações de Bastian ocorreram durante entrevista na Morgan Stanley Global Consumer & Retail Conference.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7484 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes