Pedro Menezes   |   26/11/2025 13:15

Delta e Latam já respondem por quase 40% do market share entre Brasil e EUA

Aline Mafra e Ricardo Oliveira falam sobre a expansão da joint venture e os próximos passos da aliança

PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, e Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta no Brasil
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, e Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta no Brasil

A parceria estratégica entre Delta Air Lines e Latam Airlines tem mostrado resultados acima das expectativas no Brasil e na América do Sul. Com novos voos, produtos aprimorados e integração cada vez mais profunda entre as equipes comerciais, as duas companhias avançam na missão de se consolidarem como a principal opção para viagens entre a América do Sul e os Estados Unidos.

Em entrevista, a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra, e o gerente de Vendas da Delta no Brasil, Ricardo Oliveira, destacaram os marcos mais recentes e os desafios diários da joint venture (JV), que já responde por quase 40% do market share entre Brasil e Estados Unidos nestes três anos.

A começar pelo modelo de atuação conjunto, que exigiu uma reorganização do relacionamento com as agências de viagens — principais responsáveis pelas vendas corporativas da Delta no Brasil.

“Dividimos o atendimento em dois modelos: integration, para agências geridas diretamente pela Delta, e delegate, sob responsabilidade da Latam. Hoje temos 12 agências dentro do programa JV, com metas e incentivos unificados, o que foi um grande desafio de alinhamento no início. Esse trabalho colaborativo já entrega quase 40% do market share do tráfego Brasil–EUA”

Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta no Brasil

Aline reforça que o objetivo central é que o cliente perceba a parceria como uma única oferta. “Queremos que não exista diferença em vender Delta ou Latam. Tudo foi desenhado para ser um produto único, com eficiência de equipes e resultados compartilhados. A implementação da JV no Brasil superou o que havíamos planejado”, afirmou.

Investimentos em produto e experiência do corporativo

Fortalecimento da malha é acompanhado por melhorias no produto e na experiência do passageiro
Fortalecimento da malha é acompanhado por melhorias no produto e na experiência do passageiro

O fortalecimento da malha é acompanhado por melhorias no produto e na experiência do passageiro. “Estamos investindo em conectividade e conforto. A Latam vai oferecer Wi-Fi em toda a frota widebody até 2026, além de reformular a cabine executiva e introduzir uma nova classe intermediária, Premium Comfort, um investimento de US$ 100 milhões”, revelou Aline Mafra.

Segundo ela, o produto é resposta direta à demanda do passageiro corporativo, disposto a pagar mais por conforto. “O mercado pediu uma opção entre a economy e a business, e é isso que estamos entregando", disse Aline, logo complementada por Ricardo Oliveira: “Hoje temos 182 contratos globais dentro do JV, e o segmento corporativo representa nossa maior receita e ticket médio. Nossa prioridade número 1 está no corporativo", destacou.

“Enquanto outras companhias aéreas reduziram seus times de vendas, nós seguimos investindo em pessoas. O relacionamento próximo com as agências de viagens e o foco conjunto de Delta e Latam fazem toda a diferença. Caminhamos juntos para sermos a escolha natural dos passageiros brasileiros e americanos"

Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta no Brasil

Rota Guarulhos-Los Angeles é o símbolo da JV

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta no Brasil, e Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta no Brasil, e Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

Entre os movimentos mais relevantes dos últimos três anos, está o lançamento do voo São Paulo–Los Angeles, um dos destinos mais desejados pelos brasileiros, mas historicamente desafiador para as companhias aéreas.

“É uma rota cara, que outras empresas já tentaram operar, mas que exige olhar de forma diferente para o mercado. Los Angeles não é apenas um destino, mas um ponto de conexão importante para a costa oeste, Ásia, Havaí e cidades como Las Vegas, Seattle e San Diego. A Delta vem se preparando há anos, com forte investimento em seu terminal em LAX, para sustentar esse crescimento", destacou Ricardo.

“Hoje temos 88% mais oferta entre América do Sul e Estados Unidos, com cerca de 15 milhões de passageiros transportados e 28 rotas diretas, quatro delas inauguradas a partir do Brasil. No caso do mercado brasileiro, destacam-se as novas rotas São Paulo–Los Angeles, Rio–Atlanta, Rio–Nova York (sazonal) e a segunda frequência São Paulo–Atlanta”

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.