Latam cancela seis rotas internacionais em Lima (Peru) após nova taxa de conexão
Medida é consequência direta da implementação da Tarifa Unificada de Uso de Aeroporto (TUUA) no Peru

A Latam Airlines Peru anunciou o cancelamento de seis rotas internacionais a partir de 29 de março de 2026. A decisão atinge quatro destinos já operados (Orlando, Curaçao, Florianópolis e Tucumán), além de duas rotas que estavam previstas para iniciar operações no primeiro trimestre de 2026: Guatemala e Belo Horizonte.
Segundo a companhia, a medida é consequência direta da implementação da Tarifa Unificada de Uso de Aeroporto (TUUA) para passageiros em conexão internacional no Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, como vimos aqui no Portal PANROTAS. A cobrança passou a valer em 7 de dezembro e, de acordo com a Latam, compromete a competitividade do hub peruano frente a outros centros de conexão da região.
Com a nova tarifa, viajantes passaram a enfrentar custos adicionais, o que reduz a atratividade do aeroporto em comparação a hubs como Bogotá e Panamá, que não cobram taxa semelhante, oferecem mais destinos e contam com tempos de conexão mais eficientes.
Já em relação aos passageiros afetados, a companhia informou que fará contato direto para apresentar alternativas, como reacomodação em voos com conexão para o mesmo destino. Caso as opções não atendam às necessidades dos clientes, será possível alterar a data da viagem ou solicitar o reembolso integral, sem custo adicional. As solicitações podem ser feitas pelo aplicativo ou pelo site da Latam.
Com informações do El Comercio.