Recall A320: Airbus conclui atualização da maioria das 6 mil aeronaves afetadas
Menos de 100 aeronaves ainda aguardam a atualização, segundo a fabricante francesa

A Airbus informou hoje que a maioria dos cerca de 6 mil jatos da família A320 afetados por um alerta global de segurança já passou por uma atualização emergencial de software, permitindo que as operações das companhias aéreas retornem gradualmente à normalidade.
Companhias aéreas de diversos continentes — da Ásia ao mercado norte-americano — confirmaram ter realizado o recall obrigatório determinado pela Airbus e por autoridades regulatórias internacionais. Menos de 100 aeronaves ainda aguardam a atualização, segundo a fabricante.
De acordo com fontes próximas ao processo, o procedimento emergencial em cerca de metade da frota global de A320 foi decidido logo após ter surgido a hipótese (ainda não comprovada) de que um incidente com a JetBlue pudesse estar ligado a uma falha no sistema de controle de ângulo do nariz da aeronave.
A atuação rápida evitou uma crise muito maior e reduziu a perspectiva inicial de grandes cancelamentos, especialmente durante o movimentado feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. No Brasil, Azul e Latam não tiveram problemas com o recall da Airbus.
No entanto, algumas companhias seguem impactadas. A colombiana Avianca manteve a suspensão de vendas de passagens até 8 de dezembro, e a JetBlue cancelou 20 voos nesta segunda-feira (1). Outras empresas, como easyJet e Wizz Air, concluíram as atualizações sem registrar cancelamentos.
A correção consistiu em reverter o software do computador responsável pelo controle de inclinação do nariz para uma versão anterior, carregada na aeronave por meio de um dispositivo físico conhecido como data loader. Em ao menos uma grande companhia aérea, a falta de equipamentos suficientes atrasou a execução simultânea do procedimento em dezenas de aviões.
Com informações da Reuters.