Airbus alerta para risco de falha em A320 por radiação solar intensa; entenda
Problema podem corrompe dados críticos ao funcionamento dos sistemas de controle de voo da aeronave

A Airbus divulgou nesta sexta-feira (28) um alerta de segurança após identificar que episódios de radiação solar intensa podem corromper dados críticos ao funcionamento dos sistemas de controle de voo de aeronaves da Família A320, utilizadas no Brasil por Azul e Latam.
A análise de um incidente recente envolvendo um jato da série levou o fabricante europeu a acionar autoridades aeronáuticas e operadores em todo o mundo. De acordo com a Airbus, um “número significativo” de aeronaves em operação pode estar potencialmente vulnerável ao problema.
A empresa emitiu um Alert Operators Transmission (AOT), documento utilizado em situações que exigem ação imediata das companhias aéreas, recomendando a aplicação urgente de proteções de software e/ou hardware já disponíveis.
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), por sua vez, deve transformar o alerta em uma Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência, tornando obrigatórias as medidas de mitigação. Até que as correções sejam implementadas, especialistas afirmam que podem ocorrer atrasos, remanejamentos de aeronaves e eventuais cancelamentos.
A Airbus reconheceu que as recomendações devem causar transtornos operacionais a passageiros e clientes. “Pedimos desculpas pelo inconveniente e trabalharemos de perto com os operadores, mantendo a segurança como nossa prioridade absoluta”, informou a fabricante em comunicado.