Paraná supera recordes no Turismo e recebe mais de 1 milhão de estrangeiros
Viaje Paraná estima que o impacto econômico no destino ultrapassou R$ 32 bilhões

MADRI – O Paraná viveu em 2025 um de seus melhores momentos no Turismo. O Estado recebeu 1,06 milhão de turistas internacionais, superando o recorde pré-pandemia de 2019, além de registrar mais de 10 milhões de visitantes circulando por seus destinos ao longo do ano. O impacto econômico ultrapassou R$ 32 bilhões.
Os números foram destacados por Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, durante entrevista concedida no terceiro dia da Fitur Madri, onde o destino participa pelo terceiro ano consecutivo, e segundo deles com estande próprio.
De acordo com Cortes, os resultados refletem um trabalho contínuo de promoção e capacitação. Apenas em 2025, o Estado recebeu dez grandes operadoras para convenções – sete em Foz do Iguaçu e três em Curitiba – e capacitou mais de 25 mil agentes de viagens em cerca de 65 ações realizadas pelo Brasil. "Foram números fantásticos. Agora, nossa maior preocupação em 2026 é manter esse nível, seguir dando visibilidade e fortalecendo o reconhecimento do Paraná como destino turístico", afirmou.
A presença na Fitur, considerada pelo Viaje Paraná como o maior evento de Turismo do mundo, faz parte dessa estratégia. "No primeiro ano viemos para análise. Nos dois últimos, já com estande próprio. Estar aqui falando diretamente com os profissionais do Turismo internacional mostra o quanto o Paraná está pronto para receber esse público”, disse Irapuan.
Curitiba, Natal da Disney e próximos passos
Ao falar sobre a capital paranaense, Rodrigo Swinka, também do Viaje Paraná, destacou os resultados expressivos alcançados por Curitiba, especialmente com o Natal da Disney. "O resultado superou muito o que a gente esperava. Tivemos um aumento de 65% no número de turistas na cidade no período. É um número muito significativo para a cidade”, afirmou.
Swinka destacou ainda a chegada do primeiro voo intercontinental ligando Curitiba à Europa como um marco para a capital. "Esse voo vai abrir novos caminhos e ampliar ainda mais o alcance internacional da cidade", completou.
A expectativa do Viaje Paraná para 2026 é consolidar os avanços recentes, ampliar a presença internacional e seguir diversificando os produtos turísticos do Estado, fortalecendo destinos como Curitiba, Foz do Iguaçu e outras regiões paranaenses no mercado global.
A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.