Caribe Mexicano volta a ser a grande opção de férias com visto eletrônico, diz secretário
Quintana Roo já planeja visitar cidades brasileiras para informar sobre a volta do visto eletrônico

MADRI - O visto mexicano voltará a ser eletrônico para brasileiros, como divulgado pelo próprio governo mexicano via Diário Oficial da Federação. E com essa decisão, o mercado brasileiro volta de imediato ao centro da estratégia turística do Caribe Mexicano, que é a grande porta de entrada do nosso mercado, por conta das inúmeras praias, destinos e resorts.
Bernardo Cueto, secretário de Turismo do Estado de Quintana Roo, não poderia estar mais animado. Em entrevista ao Portal PANROTAS durante a Fitur 2026, ele reafirmou que o governo do México trabalha para retomar o visto eletrônico para brasileiros já a partir do mês que vem, mas, com os pés no chão, disse que a decisão ainda não está 100% confirmada.
O certo é que a medida é considerada fundamental para recuperar o fluxo de visitantes do Brasil. Isto porque, segundo Cueto, o mercado brasileiro sempre foi um dos emissores internacionais mais relevantes para Quintana Roo, destino que reúne Cancún, Playa del Carmen, Cozumel e Riviera Maya. Tanto é que antes da exigência do visto físico, o estado registrava uma forte presença de turistas brasileiros.
“Para nós é sumamente importante recuperar o mercado brasileiro. Em anos anteriores, tínhamos uma grande movimentação de turistas provenientes do Brasil, que nos visitam ano após ano. Com o retorno do visto eletrônico, estamos convencidos de que o Caribe Mexicano voltará a ser a grande opção de férias para muitos brasileiros”
Bernardo Cueto, secretário de Turismo do Estado de Quintana Roo
Facilitação de entrada e impacto direto no Turismo

A retomada do visto eletrônico, tão aguardada para fevereiro, deve simplificar significativamente o processo de entrada no México. De acordo com o secretário, a autorização será feita de maneira simples, totalmente online, beneficiando tanto os viajantes quanto as agências de viagens e operadores turísticos.
“Será um processo muito mais simples. O governo do México já comunicou que vários países além do Brasil também entrarão nesse esquema de visto eletrônico, o que criará uma grande facilidade para obter a autorização de viagem ao Caribe Mexicano”
Bernardo Cueto, secretário de Turismo do Estado de Quintana Roo
Para Quintana Roo, a medida é estratégica não apenas para o Turismo de lazer, mas também para grandes eventos internacionais que se aproximam, como a Copa do Mundo, que será realizada no México, Estados Unidos e Canadá. “Quintana Roo seguramente será a porta de entrada para muitos brasileiros que visitarão o México, os Estados Unidos e o Canadá durante o Mundial”, destacou.
Conectividade aérea e promoção no Brasil
Atualmente, o Caribe Mexicano conta com um voo direto ligando Cancún a Brasília. Com a volta do visto eletrônico, o governo acredita que haverá espaço para ampliar a conectividade. “Estamos convencidos de que, com o visto eletrônico, teremos a oportunidade de conectar mais cidades do Brasil e recuperar um turista que sempre foi muito bem-vindo no México e no Caribe Mexicano”, disse o secretário.
Cueto também ressaltou que o governo de Quintana Roo mantém diálogo constante com a Embaixada do México no Brasil e que há planos de intensificar ações promocionais no País assim que o novo sistema for oficialmente implementado.
“Estamos em comunicação direta com o embaixador do México no Brasil, que está muito interessado em participar desse trabalho de reconexão e promoção. A ideia é que, a partir da implementação, possamos visitar cidades brasileiras para levar a informação de que viajar ao Caribe Mexicano será muito mais simples"
Bernardo Cueto, secretário de Turismo do Estado de Quintana Roo
Expectativa de retomada gradual
Apesar do otimismo, o secretário pondera que a recuperação total do mercado brasileiro será gradual e dependerá de uma forte estratégia de comunicação junto ao trade turístico.
“Teremos ações constantes de promoção. Precisamos comunicar claramente ao mercado brasileiro que agora é mais fácil viajar ao México e ao Caribe Mexicano. Com isso, os turistas poderão voltar a desfrutar da nossa gastronomia, cultura, praias, selva e cenotes", destacou Bernardo
Segundo ele, a expectativa é de um crescimento consistente já nos próximos meses, especialmente durante o verão do hemisfério norte e no período do Mundial. “Queremos abrir ainda mais portas para a América Latina, e particularmente para o Brasil. O turista brasileiro é muito importante para nós e queremos recebê-lo de braços abertos”, concluiu o secretário de Quintana Roo.
A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.