Gol estreia Lisboa-Rio com nova classe executiva e voo inaugural às 23h30
Estreia acontece em meio a disputar por mercados tradicionalmente atendidos por companhias brasileiras

A Gol Linhas Aéreas estreia nesta quarta-feira (16) o voo direto entre Lisboa e Rio de Janeiro, dando início à operação regular da companhia entre Portugal e o Brasil. O primeiro voo parte do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, às 23h30, com chegada prevista ao Galeão às 5h30 desta quinta-feira (17), hora local.
A operação será realizada com o Airbus A330, aeronave widebody que passou a integrar a frota da Gol para embalar a nova fase internacional da companhia. O voo inaugura também, na prática, a estreia da Insignia, nova classe executiva da empresa desenvolvida para as operações de longo curso.
A nova cabine representa uma mudança importante no produto internacional da Gol. A Insignia é oferecida nos A330 e passa a ser o principal produto premium da companhia nos voos de longa distância, segmento que a aérea começa a explorar de forma mais ampla a partir do Galeão.
A estreia acontece poucos meses depois de a Gol anunciar sua expansão histórica para mercados de longa distância. Além de Lisboa e Nova York, a companhia prevê ainda voos para Paris e Orlando, todos com origem no Galeão. A rota também reforça o papel do aeroporto carioca como hub internacional.
Segundo Danillo Barbizan, diretor de Vendas da companhia, o Galeão já representa mais de 60% da oferta de assentos da empresa e reúne uma malha doméstica capaz de alimentar os voos internacionais. “A porta natural de entrada do Brasil é o Rio de Janeiro, especialmente para lazer. Existe um apelo muito forte para trazer esse passageiro diretamente para cá”, diz.
Primeiro voo parte de Lisboa às 23h30

O A330 da Gol deixa Lisboa às 23h30 desta quarta-feira (16), com duração prevista de dez horas. A chegada ao Galeão está programada para 05h30 de quinta-feira (17), no Terminal 2. O voo de volta parte do Rio às 08h05 da sexta-feira (18), com chegada prevista em Lisboa às 21h45.
A operação coloca a Gol diretamente no mercado de longa distância entre Brasil e Europa e amplia as opções de conexão para passageiros brasileiros e europeus. A companhia também conta com sua malha doméstica e com a operação no Cone Sul para alimentar o hub carioca.
| Origem | Horário | Destino | Horário | Frequência |
| Lisboa | 23h30/23h35 | Rio de Janeiro | 05h30/05h35 | Segundas, quartas, sextas e sábados |
| Rio de Janeiro | 08h00/08h05 | Lisboa | 21h40/21h45 | Segundas, quartas, sextas e sábados |
A nova classe executiva da Gol

A operação para Lisboa marca também um dos momentos mais importantes da estratégia de produto da Gol: a estreia da Insignia em uma operação regular de longa distância. A nova classe executiva foi apresentada pela companhia como seu produto premium para os A330
A estreia acontece em meio a disputar por mercados tradicionalmente atendidos por companhias brasileiras e estrangeiras com operações de longo curso. Para a Gol, a combinação entre o novo produto, os A330 e o Galeão como hub internacional representa uma mudança de escala na atuação fora do mercado doméstico.