Rodrigo Vieira   |   24/05/2021 16:54
Atualizada em 24/05/2021 16:55

Sistema aéreo de São Paulo passa por transformação

Projeto TMA SP-Neo entrou em ação em 20 de maio; entenda


Reprodução/DECEA
Projeto TMA SP-Neo foi comemorado pelas autoridades envolvidas
Projeto TMA SP-Neo foi comemorado pelas autoridades envolvidas
Uma mudança impactante aconteceu nos céus de São Paulo desde 20 de maio. Por mais que seja imperceptível para o público geral, o dia é considerado histórico para a Força Aérea Brasileira, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE). O que aconteceu na data foi o início oficial do Projeto TMA SP-Neo, a reestruturação da Área de Controla da Terminal São Paulo.

A empreitada, que integra o Programa Sirius Brasil, com intuito de tratar da estratégia de evolução do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo brasileiro, terá como principal ganho o balanceamento dos setores da Terminal São Paulo, o que, segundo o DECEA, refletirá no aumento da capacidade do fluxo aéreo.

Reprodução/DECEA

“Este procedimento permite que a aeronave reduza a necessidade de fazer esperas usuais e isso faz com que o piloto possa ganhar tempo e fazer a aproximação de uma maneira mais rápida, otimizando os fluxos dos movimentos que se aproximam para Guarulhos”, disse o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro Miguel.

VOO DE ESTREIA
O primeiro voo a inaugurar o novo procedimento para o Aeroporto de Guarulhos foi uma aeronave da Azul Linhas Aéreas (AZU2014), às 4h23 UTC, 01h23 no horário de Brasília, fazendo uso do Point Merge System, método que visa otimizar o sequenciamento das aeronaves em descida para pouso, especialmente nos momentos de alta demanda. Este é o maior aeroporto do País em volume de tráfego aéreo, com mais de 24 mil voos por mês.

Reprodução/DECEA
COMO FUNCIONA?
As aeronaves entram por dois arcos, separadas em 1.000 pés. Cada uma em um momento adequado, segue para um ponto de convergência – o Point Merge, prosseguindo, posteriormente para o pouso. Utilizado em alguns países do mundo, o método será aplicado para as aeronaves que acessam a Terminal São Paulo.

MODIFICAÇÕES EM OUTRAS TERMINAIS
Não foi só a Terminal São Paulo que passou por modificações. As TMA Rio de Janeiro (RJ), Pirassununga (YS), Curitiba (CT), Florianópolis (FL) e Porto Alegre (PA) foram adaptadas para atender a nova circulação de São Paulo. Por exemplo, destaca-se que a área da Ponte Aérea Rio-São Paulo ficará sob a jurisdição do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ).

Clique aqui e veja mais detalhes no site do DECEA.


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