Da Redação   |   13/12/2018 15:52

Temer libera até 100% de capital estrangeiro nas aéreas

As empresas aéreas nacionais poderão ter até 100% de capital estrangeiro em seus negócios.


Antonio Cruz/Agência Brasil
Michel Temer
Michel Temer
As empresas aéreas nacionais poderão ter até 100% de capital estrangeiro em seus negócios. O presidente Michel Temer assinou hoje medida provisória derrubando a barreira que era de 20% e liberando até 100% de capital estrangeiro (não importando a origem) em companhias de aviação brasileiras. A medida precisa ser confirmada em até 120 dias pelo Congresso Nacional, mas tem vigência imediata.

A MP sai dois dias depois do pedido de recuperação judicial da Avianca Brasil, que aguarda aporte financeiro da United Airlines e pode entrar no joint business agreement assinado entre Copa, Avianca Colômbia e United.

Esse tipo de liberação já ocorre em outros setores do País, como na telefonia. Na aviação, a Gol tem participações minoritárias da Air France-KLM e da Delta Airlines, a Latam Airlines da Qatar Airways (e está em vias de assinar joint ventures com a American Airlines e o Grupo IAG) e a Azul tem investimentos da United Airlines.

POSIÇÃO DA EMBRATUR


Emerson Souza
Teté Bezerra, presidente da Embratur
Teté Bezerra, presidente da Embratur
Segundo a presidente da Embratur, Teté Bezerra a ampliação da participação estrangeira nas empresas aéreas nacionais representa um avanço para o Turismo e, principalmente, para toda a área econômica brasileira. “O Turismo é uma atividade com forte viés econômico. A medida proporciona, entre outros fatores, o aumento expressivo da conectividade aérea do Brasil, um dos principais entraves para o crescimento do número de turistas internacionais no País. Com mais opções de voos e criação de novas rotas, mais estrangeiros virão ao Brasil movimentar nossa economia, com a geração de emprego e renda”, explica.

Teté Bezerra ressalta que a iniciativa estimula a competição no setor aéreo, a desconcentração do mercado doméstico e o aumento da quantidade de cidades e rotas atendidas. Tudo isso, segundo a presidente, contribui para a recolocação do país como destino turístico no mercado internacional.

“A abertura do capital no setor aéreo traz benefícios para todos os envolvidos com a atividade turística, especialmente à população, com a ampliação da malha aérea e a possibilidade de queda nos preços das passagens. A redução do Custo Brasil é outro fator determinante para o reposicionamento do Brasil no competitivo mercado turístico global”, defende.

Países concorrentes da América do Sul, como o Chile, a Bolívia e a Colômbia já autorizam o controle acionário de empresas locais por estrangeiros. Além desta pauta, outras medidas consideradas estratégicas para estímulo ao Turismo brasileiro estão na pauta de votação dos parlamentares, de acordo com a Embratur, que cita a atualização da Lei Geral do Turismo e o projeto de lei que transforma o próprio instituto em uma agência de promoção turística.

A mudança no modelo de gestão da autarquia, com formato mais flexível e moderno, irá possibilitar o descolamento dos recursos do instituto do Orçamento Geral da União, com a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada, além de estar alinhado ao trabalho realizado pelas principais potências mundiais do setor de turismo, como Estados Unidos, Austrália e Espanha.

“O Turismo tem passado por grandes transformações nos últimos anos. O Brasil tem potencial significativo para este setor, mas precisa acompanhar esse movimento. A mudança no setor aéreo proposta hoje pelo Governo combinada a outras medidas como o incremento da promoção do Brasil como destino turístico no exterior podem mudar o patamar competitivo do Brasil no cenário internacional”, conclui a presidente da Embratur.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11145 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS