Beatriz Contelli   |   02/06/2022 10:27

Gol firma parcerias para acelerar introdução de eVTOL no Brasil

O objetivo é que os evTOLs transformem o modo como as pessoas se deslocam com emissão zero

Gol Linhas Aéreas, Avolon (empresa de leasing de aeronaves), Corporación América Airports (operadora de aeroportos do setor privado), Grupo Comporte (operadora brasileira de transporte) e Vertical Aerospace, empresa aeroespacial e de tecnologia que desenvolve e fabrica aeronaves eVTOL) anunciaram uma parceria para explorar os requisitos de infraestrutura para trazer o voo de passageiros em eVTOL para o Brasil ainda nesta década.

Divulgação/Gol
O objetivo é que os evTOLs transformem o modo como as pessoas se deslocam com emissão zero
O objetivo é que os evTOLs transformem o modo como as pessoas se deslocam com emissão zero
A parceria explorará e definirá o design e as localizações de vertiports, bem como outros requisitos de infraestrutura para as operações de eVTOL no País. Com algumas das cidades mais congestionadas do mundo, a introdução de eVTOLs, como o VX4, pretende transformar o modo como as pessoas se deslocam. O VX4 permitirá viagens de curta distância com emissões zero.

O grupo de trabalho já realizou workshops de familiarização do projeto com a autoridade brasileira de aviação civil, a Anac, para permitir a rápida validação da aeronave, zero emissões e quatro passageiros VX4. O VX4 foi projetado para ter velocidades de até 200 mph, alcance superior a 100 milhas, ser quase silencioso durante o voo e oferecer baixo custo por passageiro por milha.

"A Gol aposta totalmente na expertise da Corporación América Airports em Mobilidade Aérea Avançada. Ao nosso alcance, temos em mãos uma oportunidade única de unir os esforços de todas as partes envolvidas para criar um ecossistema operacional sustentável e seguro para os eVTOL, com emissão zero de carbono, tanto no Brasil quanto fora dele. Em constante expansão no segmento regional, a Gol está empenhada em incluir novas alternativas de conectividade com este novo modal aéreo, baseado em sua já extensa malha aérea", afirma Paulo Kakinoff, do Conselho de Administração da Gol.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias