Artur Luiz Andrade   |   06/12/2018 10:13

Royal Air Maroc integrará a aliança Oneworld em 2020

A Royal Air Maroc ingressará na aliança de empresas aéreas Oneworld

Divulgação/RAM
Rob Gurney, CEO da Oneworld, Abdelhamid Addou, chairman & CEO da Royal Air Maroc, e Alan Joyce, CEO do Qantas Group
Rob Gurney, CEO da Oneworld, Abdelhamid Addou, chairman & CEO da Royal Air Maroc, e Alan Joyce, CEO do Qantas Group
A Royal Air Maroc ingressará na aliança de empresas aéreas Oneworld. O anúncio foi feito em reunião anual em Nova York dos CEOs das 13 atuais companhias aéreas membros, e apenas algumas semanas antes de a aliança celebrar o 20º aniversário do seu lançamento.

A Royal Air Maroc deve completar seu ingresso na Oneworld em meados de 2020. A sua subsidiária regional, a Royal Air Maroc Express, também ingressará como membro afiliado da Oneworld no mesmo período. Com o ingresso na aliança, os novos membros oferecerão todos os serviços e benefícios ao cliente Oneworld, e um milhão de membros do programa de fidelidade Safar Flyerm, da Royal Air Maroc, poderão acumular e resgatar recompensas em todas as companhias aéreas da Oneworld e seus passageiros mais frequentes terão acesso a mais de 650 salas vip instaladas em aeroportos da aliança em todo o mundo.

Apesar da Comair, da África do Sul, operar como subsidiária da British Airways e ser membro afiliado da Oneworld desde o lançamento da aliança em fevereiro de 1999, a Royal Air Maroc será o primeiro membro pleno da África - o único continente, além da Antártida, que ainda não contava com um associado. Trata-se também do primeiro novo membro pleno da aliança desde 2012 – apesar de a Fiji Airways se tornar a partir de hoje o seu primeiro “Oneworld connect partner”, a mais nova forma de associação da aliança desde a sua criação.

ÁFRICA


Divulgação/RAM

A Royal Air Maroc é atualmente a maior transportadora ainda sem aliança da África - "com uma estratégia de transformação em andamento para tornar-se em breve uma companhia aérea global e líder do continente em tamanho e qualidade."

A companhia transportou 7,3 milhões de passageiros no ano passado com uma frota de 55 aeronaves, em uma rede que atualmente conecta a sua base em Casablanca com 94 destinos em 49 países da África, Europa, Oriente Médio e América do Norte e do Sul, incluindo os hubs da oneworld em Doha, Londres (Heathrow), Madri, Moscou (Domodedovo), Nova York (JFK) e São Paulo.

Sua malha aérea atual adicionará 34 novos destinos e 21 países à rede da Oneworld, expandindo a aliança para 1.069 aeroportos em 178 países e territórios.
Com seu ambicioso plano quinquenal, planeja expandir significativamente a sua frota, transportando 13 milhões de passageiros por ano em uma rede global que atende 121 destinos em 68 países. Isso adicionará outros 15 destinos e nove países à Oneworld – conferindo à aliança um total de 1.084 destinos em 187 países e territórios.

Três companhias aéreas membros da Oneworld - British Airways, Iberia e Qatar Airways - já atendem atualmente três destinos no Marrocos. São eles: Casablanca, Marrakesh e Tânger.


Divulgação/RAM

DEPOIMENTOS

O CEO da Qantas e presidente do Conselho de Administração da Oneworld, Alan Joyce, disse ser "um prazer receber a Royal Air Maroc. A África é a última grande região em que a Oneworld não contava com um membro pleno – e prevê uma das mais aceleradas taxas de crescimento de viagens aéreas para as próximas décadas. A Royal Air Maroc oferecerá mais valor para mais clientes em todo o mundo, na medida em que expandimos nossa rede de alianças para uma nova região”.

“Quando lançamos em junho a nova forma de associação “Oneworld connect”, dissemos que, no futuro, buscaríamos como grandes membros as companhias aéreas com uma presença significativa no mercado alvo da aliança, proporcionando conexões entre os principais centros de negócios globais. A Royal Air Maroc está se transformando em uma companhia aérea realmente global, e sua base em Casablanca se tornará a porta de entrada para a aviação no continente, ao mesmo tempo em que se consolida como o principal centro financeiro da África”, completou o CEO da Oneworld, Rob Gurney..

O CEO da Royal Air Maroc, Abdelhamid Addou, celebrou: “a Royal Air Maroc está animada e honrada por ter sido convidada a se tornar membro da Oneworld na África. Esperamos concluir o nosso ingresso de forma ágil e eficiente, para que possamos oferecer o mais rapidamente possível aos nossos clientes os serviços e benefícios da melhor aliança de companhias aéreas do mundo. Estaremos ao lado da melhor aliança de empresas aéreas, ao mesmo tempo em que será mais fácil para pessoas de todo o mundo conhecerem nossas belezas e riquezas históricas. Isso representa, sem dúvida, um dos marcos mais significativos da nossa história de 60 anos e da nossa jornada para transformar a Royal Air Maroc na principal companhia aérea da África”.

Tópicos relacionados