Marcos Martins   |   12/07/2018 11:41

Iata: Lucratividade das aéreas segue abaixo do mercado no 1T

Preço do combustível é um dos principais empecilhos para melhores resultados

Pixabay
A lucratividade das companhias aéreas ganhou força no primeiro trimestre de 2018, enquanto a geração de fluxo de caixa também aumentou. No entanto, as empresas do setor de aviação ainda mantêm-se abaixo do índice geral de mercado, segundo os últimos dados revelados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

O índice global de preços das ações das transportadoras aéreas caiu 14,3%, comparado a uma queda de 1,7% no índice de ações globais. Os valores do petróleo estão em alta desde o início do ano passado e esta é uma das principais razões pelas quais as ações das transportadoras aéreas estão tendo um desempenho mais fraco em relação a outros setores.

A demanda de passageiros continua em alta e os volumes de frete também aumentaram nos últimos meses, apoiados pelo acréscimo da taxa de ocupação, que está ajudando a impulsionar as receitas unitárias.

JUNHO
Os valores das ações das empresas aéreas globais caíram 6,4% em junho, a quinta queda mensal consecutiva e o índice global de preço das ações manteve um desempenho abaixo do esperado. As maiores retrações foram na Ásia-Pacífico (-7,6%) e companhias europeias (-5,2%), sendo que a América do Norte registrou a menor baixa no mês (- 4,9%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS