Marcos Martins   |   12/07/2018 11:41

Iata: Lucratividade das aéreas segue abaixo do mercado no 1T

Preço do combustível é um dos principais empecilhos para melhores resultados

Pixabay
A lucratividade das companhias aéreas ganhou força no primeiro trimestre de 2018, enquanto a geração de fluxo de caixa também aumentou. No entanto, as empresas do setor de aviação ainda mantêm-se abaixo do índice geral de mercado, segundo os últimos dados revelados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

O índice global de preços das ações das transportadoras aéreas caiu 14,3%, comparado a uma queda de 1,7% no índice de ações globais. Os valores do petróleo estão em alta desde o início do ano passado e esta é uma das principais razões pelas quais as ações das transportadoras aéreas estão tendo um desempenho mais fraco em relação a outros setores.

A demanda de passageiros continua em alta e os volumes de frete também aumentaram nos últimos meses, apoiados pelo acréscimo da taxa de ocupação, que está ajudando a impulsionar as receitas unitárias.

JUNHO
Os valores das ações das empresas aéreas globais caíram 6,4% em junho, a quinta queda mensal consecutiva e o índice global de preço das ações manteve um desempenho abaixo do esperado. As maiores retrações foram na Ásia-Pacífico (-7,6%) e companhias europeias (-5,2%), sendo que a América do Norte registrou a menor baixa no mês (- 4,9%).

Tópicos relacionados