Juliana Monaco   |   09/01/2020 11:45
Atualizada em 09/01/2020 11:46

Demanda de passageiros na aviação cresce 3,3% em novembro

A demanda de passageiros na aviação global registrou um aumento de 3,3%, comparado ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados pela IATA.


Pixabay
A taxa de ocupação global registrou aumento de 81,1%, um recorde para o mês de novembro
A taxa de ocupação global registrou aumento de 81,1%, um recorde para o mês de novembro
A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) divulgou os resultados do fluxo aéreo global durante o mês de novembro de 2019. A demanda de passageiros registrou um aumento de 3,3%, comparado ao mesmo mês do ano anterior - índice inalterado desde outubro. A capacidade das companhias aéreas (assentos disponíveis) teve um crescimento de 1,8% e a taxa de ocupação aumentou 1,1 pontos percentuais, alcançando 81,1% - um recorde para o mês de novembro. Todos os continentes apresentaram crescimentos anuais no tráfego de passageiros.

"Os resultados de novembro refletem a contínua influência da atividade econômica, das tensões geopolíticas e de outros acontecimentos, incluindo as greves da Europa. Por outro lado, o desenvolvimento positivo das negociações entre os Estados Unidos e a China pode gerar um aumento na demanda aérea", afirma o diretor geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

No mercado internacional, a demanda global teve um aumento de 3,1%, em relação a novembro de 2018. Todas as regiões registraram crescimentos no tráfego de passageiros, exceto a América Latina. A capacidade das aeronaves subiu 0,7% e a taxa de ocupação 1,8 pontos percentuais, alcançando 80,1%. A região da Ásia teve um aumento de 3,9%, a Europa de 1,2%, a América do Norte de 2,3%, a África de 4,9%, o Oriente Médio de 7,4% e a América Latina de 0,3%.

Já no mercado doméstico, a demanda global cresceu 3,5% em novembro de 2019, comparado ao mesmo mês do ano anterior, o que representa uma queda de 3,7% do crescimento anual registrado em outubro. A capacidade das companhas aéreas subiu 3,8% e a taxa de ocupação 0,2 pontos percentuais, alcançando 82,8%. A companhas aéreas da Índia, por exemplo, registraram um crescimento de 11,3%, enquanto as do Japão subiram 3,7% - mais do que o dobro registrado em outubro do mesmo ano (1,8%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS