Victor Fernandes   |   14/04/2020 14:57

Tráfego aéreo na Am. Latina e Caribe cresceu 4,5% em fevereiro

A Alta divulgou relatório informando que as aéreas da região transportaram 24,2 milhões de passageiros.

Emerson Souza
Luis Felipe de Oliveira, CEO da Alta
Luis Felipe de Oliveira, CEO da Alta
A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) divulgou relatório informando que as companhias aéreas da região transportaram 24,2 milhões de passageiros em fevereiro de 2020, o que representa um crescimento de 4,5% comparado ao mesmo período de 2019. O tráfego aumentou 2,6% e a capacidade aumentou 4,7%. Em fevereiro, a região ainda não havia sentido os impactos da pandemia de covid-19.

“Apenas em março, a maioria dos países da região decretou restrições de mobilidade que reduziram ao mínimo o movimento de passageiros. Manteve-se ainda o transporte de carga, relevante nesta circunstância, devido ao apoio humanitário que oferece no transporte de medicamentos, exames, pessoal médico, mercadorias e suprimentos essenciais de nossos países. É importante ressaltar, no entanto, que, embora a situação em março tenha mudado drasticamente no mundo todo, havia uma tendência de desenvolvimento do transporte aéreo até então na América Latina e no Caribe”, afirmou o diretor-executivo e CEO da Alta, Luis Felipe de Oliveira.

Os mercados domésticos foram responsáveis por impulsionar o crescimento da região. As companhias aéreas da América Latina e do Caribe transportaram 18,5 milhões de passageiros domésticos em fevereiro, 6,6% a mais que no ano passado. Os destaques foram o aumento do tráfego aéreo de México (+14%), Colômbia (+12%), Chile (+10,9%) e Brasil (+3%).

Já o mercado internacional diminuiu 1% em relação a 2019, apresentando queda pelo sexto mês consecutivo. 5,7 milhões de passageiros internacionais foram transportados, dos quais 3,5 milhões eram passageiros internacionais na região e 2,2 milhões, fora da região. Na contramão dos números negativos, a rota Brasil-Portugal permaneceu em alta, com crescimento de 75% em fevereiro de 2020.

Confira o relatório completo.

Tópicos relacionados