Victor Fernandes   |   16/11/2020 16:05
Atualizada em 16/11/2020 16:07

Segunda onda de covid-19 na Europa pode causar outro colapso aéreo

ACI Europe defende que o aumento das medidas de confinamento está provocando uma redução da oferta de voos

Divulgação
O Airports Council Internacional (ACI) Europe defende que o aumento das medidas de confinamento em vários países europeus está provocando uma redução da oferta de voos e levará “a outro colapso total” do tráfego aéreo de passageiros.

O diretor-geral do ACI Europe, Olivier Jankovec, considera que os aeroportos da União Europeia (UE), do Espaço Económico Europeu (EEE) da Suíça e do Reino Unido enfrentam uma tendência de aceleração da queda do tráfego de passageiros, uma vez que “as companhias aéreas continuam a reduzir a capacidade planejada em resposta ao aumento dos confinamentos em muitos países - que estão apenas a acrescentar mais dor à indústria já infligida por severas restrições de viagens internacionais”. Assim, Jankovec prevê que “o tráfego de passageiros voltará a outro colapso total semelhante ao experimentado no segundo trimestre, quando os volumes caíram 96%”.

O ACI Europe, que representa mais de 500 aeroportos em 46 países europeus, divulgou hoje novos dados que indicam que a queda de passageiros nos aeroportos europeus superou ontem os 1,5 bilhão. Os dados indicam que até 15 de novembro, os aeroportos europeus registraram uma queda de passageiros de 81%, sendo que os aeroportos da UE, EEE, Suíça e Reino Unido estão com um decréscimo médio de passageiros de 86% face ao ano passado.

No resto da Europa, o tráfego aéreo de passageiros “continua de alguma forma mais resiliente, atualmente com uma queda de 59%, uma taxa que parece ser bastante estável neste momento”, indicou a associação. O ACI Europe reiterou que “os aeroportos da Rússia e da Turquia estão claramente superando outros mercados”, graças aos seus mercados domésticos.

Os dados do ACI Europe mostram que o Top 10 de aeroportos europeus com mais passageiros, normalmente liderado por Londres-Heathrow, foi liderado em setembro pelo aeroporto de Antalya, na Turquia, com apenas 2,25 milhões de passageiros, menos 53,5% em relação ao mesmo mês de 2019. A lista dos dez maiores aeroportos europeus em setembro inclui três aeroportos na Turquia e quatro na Rússia, enquanto grandes hubs como Frankfurt ou Munique nem chegam a figurar no Top 10.

Depois de Antalya, aparecem em 2º e 3º lugar dois aeroportos de Moscou, na Rússia, o Sheremetyevo com 2,156 milhões de passageiros (-53,5%) e Domodedovo com 2,066 milhões (-26,2%). Em 4º e 5º, estão os dois aeroportos de Istambul, Atatürk com 1,812 milhões e Sabiha Gokcen com 1,791 milhões, seguidos por Moscou-Vnukovo (1,520 milhões), São Petersburgo-Pulkovo (1,385 milhões), Paris-Charles de Gaulle (1,354 milhões), Amsterdã (1,337 milhões) e Londres-Heathrow (1,256 milhões).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS