Iberia revela perfil do viajante que vem da Europa para o Brasil; veja esse e mais dados
Rotas da companhia aérea no Brasil geram impacto econômico de 274 milhões de euros

A Iberia está reforçando sua aposta e presença no Brasil. Em 2025, a aérea conta com mais de 590 mil assentos conectando o Brasil à Europa, o que representa um crescimento de 27% em relação ao ano anterior, explicado principalmente pelo aumento da capacidade para dois voos diários entre São Paulo e Madri.
Este reforço aumentará em 2026, uma vez que a companhia aérea registará um avanço adicional de 25% no primeiro semestre do ano.
Esse crescimento será possível, em grande parte, à abertura das duas novas rotas da Iberia no Brasil, Recife e Fortaleza, com as quais a companhia completará quatro destinos no território brasileiro. Com isso, o Brasil se tornará o país da América Latina onde a empresa opera o maior número de aeroportos nacionais.
Aproveitando a forte conectividade entre o Brasil e a Europa, a companhia aérea calculou o impacto social e econômico gerado pelas operações nas rotas em que atua e o perfil do viajante que vem ao Brasil.
Confira abaixo:
Dados da Iberia no Brasil
- Segundo a companhia aérea, os voos que operados entre Madri e São Paulo e Rio de Janeiro geram 17.450 empregos diretos, indiretos e induzidos. Desses, 80% correspondem a empregos no Brasil;
- O mesmo acontece com a contribuição econômica que essas rotas geram nas economias em que operam. No Brasil, esse número chega a 274 milhões de euros, dos quais mais de 95 milhões vão para o PIB do Brasil;
- Vale destacar que os números aumentaram devido ao reforço de conectividade que a Iberia teve nos últimos anos no mercado brasileiro. Em comparação com a medição anterior, o crescimento foi de 32% no número de empregos criados com as rotas e de 53% considerando a contribuição econômica que vai para as economias locais.
“Um dos principais objetivos da Iberia, além da conectividade, é que nossas operações gerem um impacto positivo, tanto social quanto econômico, nas comunidades em que atuamos. E é por isso que nos propusemos a calcular esse impacto positivo, uma pegada que é especialmente importante nas economias da América Latina, onde estão nossos principais mercados”
Sonia Sánchez Plaza, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Impacto Social da Iberia
Esses dados não são exclusivos do Brasil. Ao levar a medição para toda a América Latina, as rotas da Iberia com os 11 países da região onde o cálculo foi feito geram quase 90 mil empregos para as economias da região e contribuem com 1.221 bilhões de euros para o PIB local.
Viagem a lazer é predominante na rota da Europa para o Brasil

A Iberia realizou medições internas para traçar o perfil do viajante predominante em cada uma das rotas da companhia aérea, e os dados revelam que:
- 59% das pessoas viajam da Europa para o Brasil a lazer e buscam descanso em lugares de sol e praia, cultura e atividades na natureza;
- 20% correspondem a viagens de negócios, principalmente porque os viajantes trabalham para uma empresa que atua no País ou participam de um congresso;
- Por último, estão as viagens por motivos pessoais, com 21% do total. A visita a familiares e amigos representa a maior proporção, seguida pela participação em eventos pessoais ou idas para ver cônjuges.
Ao analisar esses números detalhadamente e segmentar por destinos, quando consideradas as viagens de negócios realizadas entre a Europa e o Brasil, 71% delas têm como destino São Paulo. Diferentemente das viagens a lazer, considerando que 64% delas têm como destino o Rio de Janeiro.
Outra tendência é que o passageiro ocasional entre Europa e Brasil costuma viajar por motivos turísticos. Já entre aqueles que voaram mais de uma vez, aumenta a proporção de viajantes a negócios, chegando a 27%. Além disso, 28% desse grupo viajou por motivos pessoais.
Quem é o viajante que vem da Europa para o Brasil?
O viajante que chega ao Brasil vindo da Europa é, em sua maioria, um cliente cujo gasto no destino é elevado. Nesse sentido, somente 18% das pessoas gastam menos de 100 euros por dia/pessoa, enquanto 46% gastam entre 100 e 200 euros. Outros 33%, por sua vez, gastam entre 201 e 500 euros.
Entre os principais motivos para decidir viajar ao Brasil a partir da Europa, 40% apontam ter escolhido o destino por recomendações de familiares e amigos. 34% utilizaram um blog para se informar e tomar a decisão e outros 30% as redes sociais. As indicações de agências de viagens ou depois de ter visto um filme ou lido um livro também foram determinantes para os clientes.