Especial para o Portal PANROTAS Marcel Buono   |   03/06/2019 19:36

Iata anuncia cinco resoluções durante reunião anual; saiba

Os principais temas com novas determinações são: meio ambiente, slots, rastreio de bagagens, identificação de passageiros e viajantes com necessidades especiais

Pixabay
Durante sua 75ª Reunião Geral Anual (AGM), realizada em Seul, na Coreia do Sul, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou cinco resoluções acerca de temas que fazem parte da aviação global: meio ambiente, slots, rastreio de bagagens, identificação de passageiros e viajantes com necessidades especiais.

Confira o que foi determinado:

PELO FUTURO DO PLANETA
De maneira esmagadora, o encontro anual aprovou a implementação do Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA) em concordância com a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO). Este é o primeiro instrumento global de precificação de carbono para um setor industrial e visa limitar as emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera nos níveis de 2020. Por meio da eficiência das aeronaves e operações, espera-se que, até 2050, as emissões sejam inferiores à metade registrada em 2005. Para ler a resolução completa (em inglês), clique aqui.

PELA HARMONIA DOS SLOTS
A reunião geral reforçou a importância de um sistema global de slots harmonioso, convocando governos a resolverem urgentemente questões de escassez quanto à capacidade de transporte aéreo. As diretrizes do Worldwide Slot Guidelines (WSG) foram enfatizadas, assim como uma declaração de objetivos que tem como foco fornecer benefícios a consumidores, garantir transparência e provar a conveniência dos horários reservados. Para ler a resolução completa, clique aqui.

PELA PRECISÃO DAS BAGAGENS
A Iata decidiu apoiar o desenvolvimento global do rastreio de bagagens por rádio frequência (RFID), assim como a implementação de um moderno sistema padrão de mensagens que visa maior precisão no rastreamento em tempo real por diversos pontos da jornada. A resolução indica que as companhias aéreas passem a utilizar etiquetas de códigos de barras com RFID embutido, aprimorando o processo de manuseio e localização das bagagens. Para ler a resolução completa, clique aqui.

Pixabay
PELA IDENTIFICAÇÃO UNIVERSAL
O encontro aprovou a aceleração da implementação global da iniciativa One ID, que visa agilizar o trânsito de passageiros pelos aeroportos por meio de um sistema biométrico único, sem a necessidade de documentos em papel. A Iata convocou companhias aéreas, aeroportos e autoridades governamentais para um trabalho conjunto nesse sentido. Para ler a resolução completa, clique aqui.

POR QUEM TEM NECESSIDADES ESPECIAIS
De acordo com dados das Nações Unidas, cerca de um bilhão de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Assim, a Iata determina que as companhias aéreas e os aeroportos sigam trabalhando com o objetivo de melhorar a experiência de tais consumidores ao redor do planeta. Para ler a resolução completa, clique aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1665 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS