KLM lança treinamento para pilotos em realidade virtual

|


Divulgação
A KLM é a primeira companhia aérea a usar a realidade virtual para treinar pilotos
A KLM é a primeira companhia aérea a usar a realidade virtual para treinar pilotos
No dia 5 de novembro, a KLM lançará o treinamento em realidade virtual para pilotos das aeronaves Embraer 175 e 190 na KLM Cityhopper (KLC), divisão regional da companhia para voos dentro da Europa. Os cursos foram desenvolvidos internamente e serão adicionais ao treinamento normal de pilotos. No total, a KLM Cityhopper opera voos em 49 aeronaves da Embraer, sendo 17 do modelo 175 e outras 32 do modelo 190, todas de primeira geração.

"A realidade virtual torna o treinamento facilmente acessível. É sob demanda e independente do local, fazendo com que os pilotos não precisam estar em sala de aula ou simulador em um determinado momento. Além disso, convida-os a explorar, algo que podem fazer com segurança em um ambiente virtual", afirma o instrutor sênior da Embraer na KLM Cityhopper, Sebastian Gerkens. "A realidade virtual permite que pilotos se familiarizem com o cockpit com antecedência para que façam um uso mais eficaz do tempo do simulador", ressalta.

A nova abordagem também gerará economia de custos, já que reduz o número de fornecedores externos e torna a programação de voo de pilotos mais flexível. O treinamento consiste em três aplicações: cockpit virtual, que permite ao piloto operar e ler os vários botões e medidores em uma imagem interativa; vídeo instrutivo, que mostra em 360 graus o que acontece na cabine durante um voo real; e reconhecimento e checagem da aeronave, que permite ao piloto andar pelo avião e ao redor graças a imagens estáticas de 360 graus.

Assista ao vídeo do treinamento de pilotos abaixo.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA