Da Redação   |   15/08/2020 17:42
Atualizada em 15/08/2020 17:57

Salles quer mais 20 parques em concessão à iniciativa privada

Jericoacoara, Lençóis Maranhenses, Cambará do Sul e Chapada dos Guimarães estão nos planos do governo

AGÊNCIA BRASIL
Divulgação MMA/Pablo Le Roy
Ricardo Salles, Gilson Machado e demais autoridades na reinauguração do Parque da Tijuca
Ricardo Salles, Gilson Machado e demais autoridades na reinauguração do Parque da Tijuca
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reabriu hoje (15) o Parque Nacional da Tijuca à visitação e destacou a importância do Turismo para o Rio de Janeiro. O ministro participou de uma cerimônia no Cristo Redentor nesta manhã e afirmou que a retomada das visitas a parques ao redor do País seguirá os cuidados para evitar a transmissão da covid-19.

"Em cada parque e em cada região do Brasil haverá um plano, como o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] tem feito nos parques federais. Entendemos que os Estados e municípios devem fazer da mesma forma e estruturar essa reabertura para que seja feita de maneira efetiva de um lado e precavida de outro. É equilibrar esses dois pontos", afirmou.

O ministro defendeu que o incremento ao ecoturismo no País deve vir de mais concessões de parques nacionais. O Brasil tem hoje seis parques nacionais com concessões à iniciativa privada, como o Parque Nacional da Tijuca, e o plano do ministro é que mais 20 parques entrem nessa lista, o que incluiria locais como Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA), Cambará do Sul (RS) e Chapada dos Guimarães (MT).

"É para mostrar aos brasileiros que essa é uma fonte de receita muito promissora, que tem potencial de empregar muito grande e que é totalmente compatível com a preservação e conservação do meio ambiente", disse Salles, que afirmou que o Turismo no Brasil tem um potencial pouco aproveitado. "Há regiões muito bonitas e com absolutamente pouco Turismo, porque não há infraestrutura e não há investimento".

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, também participou da cerimônia no Cristo Redentor e disse que o Brasil é o país do mundo com maior potencial para o Turismo de natureza. Machado afirmou que as buscas por essa modalidade ganhou maior importância com a pandemia de covid-19.

"O Turismo é o motor de crescimento mais rápido que o nosso País pode ter, junto com agronegócio, para uma efetiva recuperação econômica. O dono do hotel já está com a chave na mão esperando o hóspede chegar."

PANDEMIA
O ministro do Meio Ambiente destacou que a reabertura do Parque Nacional da Tijuca seguirá os cuidados necessários para evitar a transmissão da covid-19 e analisou que o fechamento de atividades em decorrência do isolamento social trouxe consequências econômicas negativas para toda a população.

"O importante é olhar para frente. O Brasil, como um todo, se envolve agora nesse esforço de reabertura segura, olhando para a saúde das pessoas, evidentemente em primeiro lugar, mas junto com isso com a sobrevivência econômica", disse Salles, afirmando que os efeitos econômicos da pandemia foram uma preocupação constante do governo federal. "O presidente [Jair] Bolsonaro disse desde o início que a onda econômica seria muito avassaladora, e nós temos visto o volume de desempregados, que só não é maior graças à ação firme do presidente Bolsonaro".

Salles afirmou ainda que irá na semana que vem ao Pantanal para acompanhar a continuidade do combate aos incêndios em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Contamos com a população para que não tome nenhuma atitude que aumente o risco das queimadas", pediu Salles, que disse a jornalistas que o governo investiu no aumento de recursos, infraestrutura e brigadistas para a prevenção e combate a incêndios.

MEDIDAS DE SEGURANÇA DO ICMBIO
As regras de segurança estabelecidas pelo ICMBio para o Parque Nacional da Tijuca incluem:

- diante da presença de sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de paladar, e diagnóstico confirmado de Covid-19, o visitante deve praticar o auto isolamento por 14 dias e não entrar nos limites do Parque Nacional da Tijuca;

- é obrigatório o uso de máscara de proteção facial (ainda que artesanal) durante todo o período que estiver no interior do Parque, sendo que a máscara deve estar cobrindo a região do nariz e da boca; estando claro que esta é uma responsabilidade do visitante;

- respeito ao distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, de modo a evitar aglomerações;

- respeito aos cordões de isolamento instalados em pontos específicos da unidade com o objetivo de prevenir a formação de aglomerações;

- evitar o desenvolvimento de atividades em grupos grandes, respeitando o limite de grupos com até 10 participantes;

- a responsabilidade pelo porte e utilização de álcool em gel é do visitante. O parque não se responsabiliza pela oferta do álcool em gel;

- a fim de evitar aglomerações, está proibida a utilização de todos os corpos hídricos da unidade, o que inclui cachoeiras, rios, duchas, reservatórios, pequenas lagoas etc;

- estão proibidos os acessos a todos os mirantes do parque;

- está proibido o acesso a todas as áreas de convivência ao ar livre, sobretudo os espaços de alimentação compartilhada, tais como: áreas de piquenique, de churrasco etc;

- está proibida a realização de confraternizações e de eventos em áreas abertas da unidade;

- o visitante deverá dar a destinação adequada ao próprio lixo gerado, transportando-o para fora dos limites do parque;

- a fim de reduzir os riscos de aglomerações no interior da unidade, serão privilegiados os visitantes que adentrarem o Parque Nacional da Tijuca a pé ou de bicicleta;

- o acesso de carros estará permitido somente no setor Serra da Carioca pelo acesso da guarita Silvestre, que garante a chegada de carro até o Centro de Visitantes Paineiras, de onde o visitante pode continuar a viagem de trem ou de van em direção ao Cristo Redentor; as demais áreas do parque continuarão com o acesso de veículos motorizados (motos, carros, caminhões, vans) impedidos.

Nessas áreas onde o impedimento permanecerá, as exceções são para:
1) veículos oficiais e de órgãos públicos, como os de segurança, de limpeza, e ou para prestação de serviços públicos, tais como manutenção e limpeza das vias, manutenção da rede elétrica, execução de podas etc;
2) veículos que façam transporte de turistas até o Centro de Visitantes (CV), adentrando pela guarita do Silvestre, com tráfego impedido após a cancela situada após o Centro de Visitantes;
3) veículos que façam o transporte de esportistas de voo livre, portando equipamento embarcado, observando as limitações e regras estabelecidas em protocolos específicos associados ao funcionamento da rampa de voo livre;
4) veículos usados para a execução de manutenção e reparo das antenas localizadas no Sumaré.

(Fonte: Agência Brasil e Ministério do Meio Ambiente)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS