Movida

Beatrice Teizen   |   30/04/2020 12:58   |   Atualizada em 30/04/2020 13:15

O "novo normal", previsto pelo Conselho Mundial de Turismo

No plano da entidade constam etapas críticas e ações coordenadas, incluindo novos padrões e protocolos

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) descreveu como será o "novo normal" a partir do momento em que os países começarem a encerrar seus bloqueios devido à covid-19 e facilitar as restrições de viagens. Nas últimas semanas, a entidade vem organizando os esforços do setor privado e compartilhando as melhores práticas de diferentes regiões do mundo para trabalhar no caminho a ser seguido.

Getty Images
Protocolos serão criados para a retomada das viagens em todo o mundo
Protocolos serão criados para a retomada das viagens em todo o mundo

No plano do WTTC constam etapas críticas e ações coordenadas, incluindo novos padrões e protocolos, que oferecem um caminho seguro e responsável para a recuperação do setor global de viagens e Turismo, à medida que os consumidores começam a planejar suas viagens novamente.

Segundo o conselho, o setor enfrentará um retorno gradual às viagens nos próximos meses, em meio a um "novo normal" antes que uma vacina se torne disponível em escala maciça. Diante disso, a colaboração público-privada entre empresas e governos é vital para o desenvolvimento de novos protocolos de saúde que formarão a experiência de viagem e também fornecerão às pessoas fortes garantias ao viajar.

VIAGENS CURTAS PUXAM A FILA

É provável que os deslocamentos retornem primeiro aos mercados domésticos, depois para os vizinhos mais próximos de um país antes de expandir pelas regiões e, finalmente, pelos continentes para dar as boas-vindas ao retorno de viagens a destinos internacionais de longo curso. O WTTC acredita que viajantes mais jovens na faixa etária de 18 a 35 anos, que parecem ser menos vulneráveis ao novo coronavírus, também podem estar entre os primeiros a começar a viajar novamente.

“É vital para a sobrevivência do setor de Viagens e Turismo que trabalhemos juntos e tracemos o caminho da recuperação, por meio de ações coordenadas, e ofereçamos a garantia de que as pessoas precisam para começar a viajar de novo. Aprendemos com experiências anteriores que, quando os protocolos do setor privado são levados em consideração e temos uma abordagem coordenada, o período de recuperação é significativamente reduzido”, afirma a presidente e CEO da entidade, Gloria Guevara.

Divulgação
Gloria Guevara, do WTTC
Gloria Guevara, do WTTC
Para Gloria, é preciso evitar procedimentos novos e desnecessários que criem gargalos e diminuam a recuperação. No entanto, um reinício rápido e eficaz das viagens só acontecerá se os governos de todo o mundo concordarem com um conjunto comum de protocolos de saúde desenvolvidos pelo setor privado. Os novos protocolos e padrões estão sendo definidos após feedback e conversas com os membros do WTTC, além da colaboração de associações que representam os diferentes setores de viagens, como Iata, Clia e OMT.

AVIAÇÃO E CRUZEIROS

Haverá novos protocolos para check-in envolvendo tecnologia digital, estações de álcool gel para as mãos em pontos frequentes, inclusive onde a bagagem é armazenada, pagamento contactless em vez de dinheiro, uso mais frequente de escadas em vez de elevadores e equipamentos de ginástica com maior distância entre eles são algumas das ações que poderão ser vistas em um futuro breve.

Os operadores de cruzeiros tomarão medidas adicionais para garantir que os navios estejam livres da covid-19, incluindo funcionários usando luvas o tempo todo e trocando-as com frequência, e limpeza mais frequente das cabines.

Os passageiros nos aeroportos serão testados antes de voar e na chegada ao aeroporto de destino. Eles também podem esperar ver medidas de distanciamento social no próprio terminal e durante o embarque, além de usar máscaras a bordo. As aeronaves também estarão sujeitas a regimes de limpeza intensivos, que serão combinados com o rastreamento via aplicativo móvel, que permitirá que os voos deixem os aeroportos sem o coronavírus.

NOVOS PROTOCOLOS

Os protocolos, que foram desenvolvidos usando a experiência da recuperação inicial da China e dos novos padrões bem-sucedidos usados pelos varejistas, serão anunciados na íntegra nas próximas duas semanas e compartilhados com os governos globalmente para que haja uma abordagem coordenada para viajar pelo mundo com a nova realidade da covid-19.

Há sinais positivos dos primeiros passos da recuperação na China, como divulgado recentemente pela ForwardKeys. Pesquisas recentes mostram que mais de 30% da capacidade doméstica retornou ao mercado de aviação chinês nos últimos dois meses.

Para acelerar a recuperação global, o WTTC continuará trabalhando em estreita colaboração com o G20, a União Europeia, organizações internacionais e governos em todo o mundo para ajudar a traduzir os novos protocolos em políticas públicas facilmente adotadas por cada país, ao mesmo tempo em que adere a padrões globais comuns.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias