Vinicius Novaes   |   16/04/2020 15:22
Atualizada em 16/04/2020 19:10

Perdeu a live com o publicitário Luiz Lara? Assista na íntegra

Luiz Lara foi o convidado da terceira live Check Point, realizado na manhã de hoje no Portal PANROTAS


Participantes da terceira edição do Check Point
Participantes da terceira edição do Check Point

O publicitário, sócio-fundador da Lew’Lara\\ TBWA e chairman da TBWA no Brasil, Luiz Lara, foi o convidado da terceira live Check Point, série da PANROTAS e Imaginadora, com parceria R1, que aconteceu nesta quinta-feira (16), no Portal PANROTAS e no Facebook.

Lara tem experiência com Turismo desde a Paulistur e Embratur na década de 1980, passando pela campanha “Aruba é do Caribe” nos anos seguintes e nos últimos dois anos atendendo como agência de publicidade da CVC.

O publicitário afirmou que, apesar de crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, as pessoas ainda mantêm vivo o sonho de viajar. “O mundo parou, mas o sonho não acabou”, garantiu Lara. De acordo com ele, o Turismo é feito de acordo com a essência de cada um, além de proporcionar o encontro das pessoas. Citando o escritor português José Saramago, Lara falou sobre as experiências que as viagens proporcionam.

FOCO NO SOCIAL
O publicitário também defendeu a ideia de que “as empresas vão ter que praticar o capitalismo, mas vendo o seu negócio sob o aspecto do impacto social que ela proporciona”. E o impacto social, ao qual o publicitário se referiu, passa por uma mudança de postura das empresas no que se refere principalmente à comunicação.

“Vi recentemente uma pesquisa da Edelman, que destacou que os consumidores buscam uma comunicação mais humana por parte das marcas”, disse. “As empresas precisam ser mais empáticas na comunicação”, afirmou.

SUSTENTABILIDADE
Questionado pelo presidente da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), Carlos Prado, sobre a sustentabilidade em um período de crise, Luiz Lara afirmou que a gestão sustentável ganhará os holofotes no cenário pós-coronavírus. “O Turismo é uma indústria sustentável por natureza e precisará ficar atento a essa questão depois que a crise passar. Nós representamos a sustentabilidade”, disse.

LIVES DIÁRIAS
Ficar próximo ao consumidor é uma das principais estratégias, na opinião do publicitário Luiz Lara, durante a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus que o mundo atravessa. “Para manter-se eficaz na comunicação com o seu público, aposte bastante em lives diárias”, disse. De acordo com ele, a internet é uma “avenida pela qual o Turismo sempre caminhou muito bem”. “Prefira sempre aqueles que te preferem”, aconselhou o publicitário.

VALOR DE MARCA
Luiz Lara também acredita que o mercado está caminhando para uma economia de valor compartilhado, na qual o valor vai se sobrepor ao preço. Tal afirmação foi feita pelo publicitário a fim de explicar sobre a precificação dos produtos que continuarão sendo oferecidos em um cenário pós-coronavírus. “Aqueles que terão a capacidade, diante desse cenário, de construir uma percepção de valor, mais do que a precificação, vai sair melhor”, disse.

Ele afirmou que as empresas vão precisar entender que o valor é algo que precisa ser trabalhado para chegar a uma eficácia na comunicação. “Viajar é viver uma nova experiência e isso está atrelado mais ao valor do que ao preço”, exemplificou.

CHECK POINT
Mediado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, o encontro virtual – que acontece toda quinta-feira – também teve as participações de Ana Maria Donata (Imaginadora), Solange Vabo (Reserve), Carlos Prado (Tour House e Abracorp) e Ricardo Ferreira (MPI Brasil).

Produto fruto da parceria entre a Mapie e a PANROTAS, a TRVL LAB apresentou recentemente uma pesquisa que mostra O IMPACTO DA COVID-19 NO TURISMO: B2B E B2C, em um levantamento inédito.

Assista ao vídeo na íntegra


Tópicos relacionados