Serviço une conceitos de Uber e Tinder para personalizar Turismo

|


Divulgação/Uber
Upvoi opera apenas no Rio de Janeiro e tem 40 motoristas cadastrados em serviço voltado a atender turistas
Upvoi opera apenas no Rio de Janeiro e tem 40 motoristas cadastrados em serviço voltado a atender turistas
A startup Upvoi lançou um serviço que une os conceitos do Uber e do Tinder para aprimorar as experiências e qualificar o atendimento às necessidades dos turistas. A proposta deixa de lado pacotes desenhados por agências e dá autonomia ao viajante. Com apenas um clique, o usuário pode chamar um motorista especializado em alguma área do Turismo e aproveitar o destino com o guia solicitado. A startup foi fundada em 2018 e atualmente opera apenas no Rio de Janeiro, com 40 motoristas cadastrados.

“É uma espécie de babá do turista. É um Uber e Tinder, porque se você é uma pessoa que gosta de fazer trilha você vai dar match com um motorista trilheiro. O motorista precisa ser preparado e ter uma especialidade”, explica a cofundadora da startup, Rejane Lima.

Segundo Rejane, a ideia da Upvoi surgiu em uma conversa informal com uma amiga que trabalhava com Turismo, Andressa. A profissional do setor notou que existe uma demanda de clientes por pacotes exclusivos e customizados, porém, essas pessoas não estão dispostas a arcar com os custos dessa modalidade, mas também não querem fazer excursões engessadas, com horários inflexíveis e discrepantes do perfil dos viajantes.

“No caso do Rio [de Janeiro], por exemplo, o turista não aluga carro porque tem medo de entrar em locais 'de riscos', que desconhece, mas também não quer acordar às 6h para fazer excursão em horários chatos com pessoas desconhecidas. A gente percebeu que o turista quer se sentir único e seguro a todo instante, e quando vai viajar deixa para decidir em cima da hora o que vai fazer. Ele acaba pedindo ajuda aos serviços caros do concierge do hotel ou passa horas visitando sites e blogs para criar um roteiro personalizado”, observa Rejane.

Entre os motoristas cadastrados, 50% são guias de Turismo e já trabalhavam apresentando a cidade. O outro contingente é formado por taxistas e pessoas que dirigiam carros para aplicativos, elas adotaram um crivo muito exigente no processo de ativação. “Se você vai com crianças ou tem muitas malas, vai ter a garantia que o motorista guia está preparado para te receber e te levar aos pontos turísticos que você deseja. Tudo com muita segurança”, diz Rejane.

A Upvoi foi uma das startups cadastradas na categoria smart cities do reality show Batalha das Startups, exibido pelo canal Record News, que oferece uma premiação em aceleração para os vencedores.

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA