Beatriz Contelli   |   09/09/2022 17:26   |   Atualizada em 12/09/2022 11:40

Imersão e gastronomia: o que há de novo (e diferente) em Buenos Aires

Tour pelo Rio da Prata ou tour pela gastronomia de Palermo e novos mercados de comida local


PANROTAS/Beatriz Contelli
Área externa do Mercado de los Carruajes
Área externa do Mercado de los Carruajes
A "Paris da América do Sul" está vibrante e ansiosa para receber seus vizinhos com uma nova oferta gastronômica que mescla o melhor da culinária local e cardápios gourmet em experiências imersivas e atrações que rememoram traços históricos da cidade.

Seja na iluminada Avenida Corrientes, no recém revitalizado bairro de Puerto Madero ou no descolado Palermo, o Portal PANROTAS esteve em Buenos Aires, na Argentina, e traz novas maneiras de viver o destino portenho em espaços totalmente novos e atrações pouco exploradas pelos brasileiros.

TOUR PELO RIO DA PRATA

Todos os dias, durante 30 minutos, um barco da Sturla Viajes promove o passeio Postales de Buenos Aires. Saindo de Puerto Madero, antigamente um dos principais portos da cidade, o tour proporciona vistas panorâmicas do destino e enfatiza pontos como:

  • Reserva Ecológica - área que foi abandonada e com o passar do tempo passou a contar com vegetação natural;
  • Hotel dos Imigrantes - local conhecido por abrigar imigrantes no século XIX e hoje funciona como museu;
  • Yacht Club Argentino - para aficionados em navegação à vela e com mais de três mil sócios;
  • Anteporto - marca a chegada dos mercadores e grandes navios.
PANROTAS/Beatriz Contelli
Uma das vistas do tour
Uma das vistas do tour
Durante o passeio também é possível avistar as balsas do Buquebus, conhecidas pelos day tours de Buenos Aires a Montevideo, no Uruguai. Para participar do Postales de Buenos Aires não é necessário reserva. Há audioguia em inglês, português e espanhol.

EXPERIENCIA YERBA MATE

Fortemente enraizada na cultura argentina, a erva mate é um dos negócios mais lucrativos do país, principalmente pela sua produção ser limitada ao norte da Argentina, sul do Brasil – onde é conhecida como “chimarrão” – e Paraguai. O consumo da erva, antes vista como alimento para pessoas de baixa renda, tem sido modificado pela indústria, que hoje é procurada por jovens universitários e rodas de amigos.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Experiência Yerba Mate realizada na loja La Martina
Experiência Yerba Mate realizada na loja La Martina
Realizado pela Mathienzo, produtora argentina de erva mate, o encontro permite que os participantes aprendam sobre as etapas de produção das ervas, suas variedades, as possibilidades de combinações de sabores com blends e ainda contribuem para o reflorestamento da Patagônia.

A experiência pode ser reservada via site da Mathienzo ou pelo Airbnb e é realizada para grupos de no máximo dez pessoas.

MERCADO DE LOS CARRUAJES

Localizado em um prédio histórico do bairro do Retiro, o Mercado de los Carruajes é fruto de um projeto gastronômico iniciado em 2018 que foi interrompido pela pandemia e finalmente inaugurado ao público este ano.

PANROTAS/Beatriz Contelli
O Mercado de los Carruajes dispõe de vários espaços ao ar livre
O Mercado de los Carruajes dispõe de vários espaços ao ar livre
Os visitantes podem desfrutar de áreas ao ar livre, produtos gourmet nacionais e internacionais, incluindo cervejas, crepes, chocolates, culinária asiática, pães e cafés.

FUNCIONAMENTO
Domingo a quarta-feira: 8h30 às 22h;
Quinta-feira a sábado: 8h30 às 00h.

OLYMPO SKY BAR

Por que não tomar drinques e ouvir uma boa música entre as nuvens de Buenos Aires? Inaugurado há apenas um mês, o Olympo Sky Bar proporciona uma experiência 360° no 31° andar de um edifício na Avenida Corrientes.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Em 360°, os visitantes podem se acomodar em diversos espaços e aproveitar as vistas do rooftop
Em 360°, os visitantes podem se acomodar em diversos espaços e aproveitar as vistas do rooftop
O bar e restaurante é uma opção para happy hour, encontros a dois e grupos de amigos que desejam vivenciar e fotografar momentos no ápice da golden hour. Ainda em obras, o prédio tende a passar despercebido por quem caminha pela avenida e nem imagina o que o espera nas alturas.

O Olympo Sky Bar funciona de segunda a sábado, a partir das 18h.

MERCADO DE BELGRANO

Conhecer a origem dos alimentos, comprar responsavelmente, cozinhar sua própria comida, comer com seus entes queridos. Essa é a filosofia do Mercado de Belgrano, espaço pensado para valorizar a culinária local e os ingredientes frescos. Após permanecer 30 anos abandonado, o local passou por uma reforma que levou cinco anos para ser concluída e hoje já conta com 45 estabelecimentos de gastronomia alemã, artigos de cozinha, peixes, legumes e mais.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Varanda ao ar livre do Mercado de Belgrano
Varanda ao ar livre do Mercado de Belgrano
O empreendimento ainda promove o slogan BA Capital Gastronómica, projetado pelo governo argentino para atrair brasileiros e demais estrangeiros com feiras gastronômicas de diferentes propostas culinárias.

“A finalidade é posicionar Buenos Aires como a capital gastronômica da América Latina, uma vez que o destino dispõe de grandes produtores de alimentos, nove restaurantes e três bares reconhecidos nos 50 melhores da região, além da gastronomia ser um dos principais motivos para viajar”, afirma a diretora executiva do Visit Buenos Aires, Karina Perticone.

MERCADO DE LINIERS

“O propósito dos nossos pratos é combinar terra e mar”. Restaurante de sabores europeus, o Mercado de Liniers foi aberto em 2020 como uma homenagem ao antigo mercado de mesmo nome inaugurado em 1884.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Fachada do Mercado de Liniers
Fachada do Mercado de Liniers
Serve menu degustação de quatro, cinco ou oito pratos, incluindo entradas, pratos principais e sobremesas, todos com uma explicação prévia sobre cada ingrediente.


BÔNUS: TOUR GASTRONÔMICO PELA RUA THAMES, EM PALERMO

Pelas esquinas de uma das ruas mais descoladas de Buenos Aires, um amante de carnes veria a oportunidade de compartilhar sua paixão em diferentes experiências gastronômicas. A primeira delas, inaugurada há nove anos, é o restaurante La Carniceria, negócio familiar que cresceu servindo pratos de alto padrão com carnes de produção própria.

Três anos depois, o convidativo Alto Chori, papá foi aberto para aprimorar a experiência de desfrutar de um choripan, típico prato argentino. Em estilo hamburgueria americana, o local também oferece drinques, mesas externas e noites com DJ.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Restaurante especializado em choripan em uma das esquinas da rua Thames
Restaurante especializado em choripan em uma das esquinas da rua Thames
Ainda querendo mais, German Sitz decidiu inovar e a rua Thames ganhou mais um restaurante seu: Niño Gordo. Com o objetivo de integrar os consumidores com a experiência e proporcionar um conceito lúdico, o empreendimento traz técnica e sabores próximos ao da culinária japonesa e chama a atenção dos visitantes que acompanham os movimentos rápidos dos chefs. Há expectativa de abrir uma unidade em Miami.

E como se não bastasse realizar os próprios sonhos, Sitz abriu a taqueria Juan Pedro Caballero Chuntaro Style a partir do desejo de um amigo chef de cozinha. O local serve diferentes tipos de tacos e churros.

Para completar os cinco restaurantes comandados por German Sitz na rua Thames, o Paquito nasce com o propósito de transmitir a sensação de visitar uma típica cantina espanhola. O chão de vidro com vista para o menu de vinhos chama a atenção dos clientes que experimentam pães, frutos do mar e, claro, carnes gourmet.

Veja mais fotos destes e outros passeios de Buenos Aires no álbum a seguir.


O Portal PANROTAS viajou a convite de Flybondi e Visit Buenos Aires, com seguro viagem da Affinity, incluindo cobertura para a covid-19

Tópicos relacionados