Theatro Municipal de São Paulo passará por processo de restauro e modernização
O espaço ganhará um novo projeto de acessibilidade com enfoque em pessoas com deficiência

Com 114 anos de história, o Theatro Municipal de São Paulo passará por um processo de restauro e modernização neste ano de 2025. O espaço ganhará um novo projeto de acessibilidade com enfoque em pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além da modernização dos seis elevadores. A iniciativa permitirá o acesso físico a todos os pisos, incluindo o térreo, atualmente com entrada alternativa para o Bar dos Arcos.
Já o projeto de restauro ajudará na preservação do patrimônio histórico e terá enfoque na restauração parcial do telhado, que incluirá a substituição de telhas de cobre, calhas e demais elementos, eliminando vazamentos e infiltrações, garantindo a segurança da cobertura.
“A questão da acessibilidade vai além da adaptação física do edifício, ela trata do direito universal das pessoas transitarem livremente, garantindo inclusão social, diversidade e difusão democrática da cultura. Ao mesmo tempo, o edifício histórico, adaptado fisicamente às novas demandas e urgências contemporâneas se mantém ativo como patrimônio material e também na imaterialidade da sua atividade fim, garantindo o acolhimento das pessoas em suas atividades de lazer e trabalho, e renovado como ponto de encontro e como marco para a ocupação cultural da cidade de São Paulo”
Eduardo Spinazzola, gerente de Infraestrutura e Patrimônio do Theatro Municipal de São Paulo
Em sua história, o prédio já passou por duas grandes reformas: a primeira entre 1951 e 1955, e a segunda entre 1986 e 1991, e uma entre 2009 e 2011.