Guia MICHELIN 2025: São Paulo celebra protagonismo com 15 restaurantes estrelados
Secretário Rui Alves destaca força do setor e estratégias para promoção internacional do destino

A cidade de São Paulo reafirmou seu protagonismo no cenário gastronômico mundial ao sediar, nesta segunda-feira (12), a cerimônia oficial do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2025. O evento, realizado no hotel Rosewood São Paulo, reuniu grandes nomes da gastronomia e autoridades para uma noite de festa!
Neste ano, os restaurantes D.O.M, Tuju e EVVAI mantiveram suas duas estrelas MICHELIN, enquanto Fame Osteria, Huto, Jun Sakamoto, Kan Suke, Kinoshita, Kazuo, Kuro, Maní, Murakami, Oizumi Sushi, Picchi, Tangará Jean-Georges, todos na cidade, mantiveram uma estrela MICHELIN em 2025.
Em entrevista ao Portal PANROTAS, o secretário municipal de Turismo, Rui Alves, que ressaltou a relevância do selo Michelin como instrumento de valorização do setor. Ele destacou que a Prefeitura tem intensificado a promoção internacional de São Paulo com foco na gastronomia, marcando presença em feiras globais para divulgar o destino e seus talentos.
“São Paulo é a terceira melhor referência gastronômica do mundo. O evento coloca os olhos do trade internacional sobre nós. Aqui tem cozinha de alto nível. Por outro lado, estamos andando em todas as feiras internacionais do mundo vendendo essa gastronomia paulistana. E o Guia Michelin vem prestigiar todos os nossos chefs, suas famílias e todos os envolvidos nesse segmento maravilhoso que temos na cidade”
Rui Alves, secretário de Turismo da Cidade de São Paulo
Ao ser questionado sobre o panorama geral do turismo em 2025, o secretário fez um balanço positivo do primeiro trimestre e citou eventos como a Corrida de São Silvestre, o Carnaval e o festival Lollapalooza como grandes impulsionadores da atividade. “São Paulo é uma cidade cosmopolita e agitada. Para quem viaja o mundo inteiro, digo: venha para São Paulo, porque aqui tem o que o mundo tem”, disse.
Rui Alves também compartilhou as principais estratégias da Secretaria Municipal de Turismo para este ano, com foco em eventos internacionais e no fortalecimento da marca da cidade. Entre as iniciativas destacadas, está o projeto Discovery City São Paulo, que percorre o Brasil e o mundo promovendo a cidade como destino turístico.
“Me tornei um verdadeiro caixeiro-viajante de São Paulo. Nosso objetivo é fazer com que cada agente de viagens da América Latina coloque São Paulo na prateleira — e muitos ainda não colocaram, mas precisam colocar", complementou o secretário de Turismo da Cidade de São Paulo, Rui Alves.