Karina Cedeño   |   05/11/2025 15:49

Gestores do Sebrae fazem imersão no Atacama com foco no Turismo de experiência

Projeto teve como objetivo ampliar a visão dos gestores na criação de experiências autênticas


Divulgação/Lab Turismo
Missão Técnica Atacama foi realizada de 18 a 26 de outubro deste ano
Missão Técnica Atacama foi realizada de 18 a 26 de outubro deste ano

Um grupo formado por 13 representantes do Sebrae e consultores parceiros de diversas regiões do Brasil participou da Missão Técnica Atacama, no Chile, realizada de 18 a 26 de outubro deste ano.

Durante a viagem, o grupo teve a oportunidade de vivenciar e testemunhar in loco como o Turismo de experiência é concebido e integrado em todos os segmentos da cadeia turística local — hotelaria, receptivo, gastronomia e atrativos.

O projeto teve como objetivo fortalecer as lideranças e ampliar a visão estratégica dos gestores em relação ao Turismo sustentável, à valorização da cultura local e à criação de experiências autênticas.

A iniciativa foi desenvolvida pela Lab Turismo Consultoria para o Polo Sebrae de Turismo de Experiência, em uma imersão com o objetivo de conectar os participantes às boas práticas internacionais do setor.

Vale destacar que o Deserto do Atacama, no norte do Chile, pode ser considerado referência mundial em Turismo sustentável e de alto valor agregado.

Divulgação/Lab Turismo
Participantes do projeto embarcam no Aeroporto de Guarulhos (SP)
Participantes do projeto embarcam no Aeroporto de Guarulhos (SP)

Experiências gastronômicas e de hospedagem no Atacama

A gastronomia local destaca-se pela valorização dos ingredientes andinos e pela tradução das tradições locais em propostas sensoriais. Já na hotelaria, os participantes conheceram empreendimentos que buscam aliar conforto, arquitetura vernacular e respeito ao território.

Os guias locais também conduziam as experiências visando conectar história, pertencimento e tradição em cada roteiro. Segundo os participantes, a missão proporcionou uma imersão inspiradora sobre como autenticidade, cultura e identidade local podem ser transformadas em experiências turísticas de alto impacto.

A partir das vivências no destino chileno, serão revisitados e aprimorados conteúdos, metodologias e soluções já aplicadas no Brasil, incorporando novas tendências internacionais e inovações voltadas à realidade dos empreendedores brasileiros.

“O Atacama é um laboratório vivo de como o Turismo pode ser uma expressão genuína do território. Lá, cada experiência nasce da essência local – dos sabores, das histórias, dos gestos e da paisagem. Essa coerência entre o que se é e o que se oferece é a base do Turismo de experiência. Trazer esses aprendizados para o Brasil é fortalecer uma visão de Turismo que valoriza o pertencimento, a sustentabilidade e o desenvolvimento humano dos destinos”

Diretor executivo da Lab Turismo Consultoria, Richard Alves

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7615 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.