Leonardo Ramos   |   30/10/2018 14:26

Virtuoso indica 5 macrotendências da viagem de luxo em 2019

Tendências vão de motivação nas redes sociais à realização de paixões e se hospedar em acomodações fora do comum


Nappy
Tendências vão dee motivação nas redes sociais à realização de paixões e se hospedar em acomodações fora do comum
Tendências vão dee motivação nas redes sociais à realização de paixões e se hospedar em acomodações fora do comum

As viagens no ano de 2019 serão altamente personalizadas e inspiradas pelo desejo de experimentar novos destinos de maneiras incomuns. Esta é a constatação final do mais recente relatório do grupo Virtuoso, chamado Luxe Report e que se baseia em uma pesquisa com agências de viagens e consultores de 50 países

De acordo com o grupo, os consultores de viagem afiliados revelaram um aumento no número de pedidos de clientes por um nível mais profundo de personalização e experiências únicas durante suas viagens. E isso em uma série de aspectos — de números de assento específicos nos aviões e quartos determinados nos hotéis até certos tipos de carros de aluguel.

"Os passageiros são mais abertos sobre suas preferências específicas", resume a Virtuoso em comunicado. E nessa nova tendência do viajante, nada é deixado ao acaso. Até mesmo refeições personalizadas são solicitadas durante o planejamento da viagem.

"Eles estão procurando não apenas reservas em restaurantes, mas também mesas exatas em pontos quentes sob demanda, bem como pré-pedidos de vinho para acompanhar a refeição. Eles também pedem ao seu consultor para reservar sessões com cabeleireiros, massoterapeutas e até mesmo tatuadores", exemplifica ainda o grupo Virtuoso. Ou seja, tudo sob medida, como ele sonhou e deseja.

MACRO TENDÊNCIAS

O relatório determinou, enfim, cinco macro tendências - todas direcionadas à personalização - que devem rondar as viagens de luxo durante o ano de 2019. Confira abaixo:

Motivação on-line: A primeira tendência apontada pelo relatório é a influência clara que as redes sociais já têm sobre os viajantes. Elas "impulsionam desejo dos viajantes de encontrar os cenários mais cativantes e a melhor hora do dia para tirar fotos", resume o grupo. Tal influência estaria chegando ainda a um novo nível, com clientes solicitando sessões de fotografia no local para criar um "conteúdo digno do Instagram", incluindo a replicação de imagens a que eles tiveram acesso na rede social. E as dicas neste sentido são de saber como ajudar o viajante que quer ter uma boa lembrança para compartilhar na sua rede - como vestir roupas tradicionais de gueixas em Kyoto, ou vestidos de festa em Veneza, exemplifica o estudo.

Transporte com conforto e tecnologia: Ao viajar de avião, as companhias aéreas que mais investem em inovação, tecnologia e conforto em suas classes executivas ganham vantagem — assim como aquelas que contam com primeira classe, as preferidas pelo viajante de luxo. E isso vai além do que é oferecido apenas no avião. Contar com serviços de chegada VIP em aeroportos, que levam os viajantes pela alfândega e facilitam conexões para outros voos, tem sido algo cada vez mais procurado pelos turistas de alto padrão. As solicitações de transferências em helicópteros particulares de e para aeroportos, bem como de uma cidade ou ilha para outra, também estão em ascensão, relatou o Virtuoso.

Hospedagens fora do comum: Os viajantes mais experientes, que já viram tudo durante suas jornadas, estão procurando estadas nas acomodações consideradas não convencionais. E não qualquer tipo delas, mas as mais criativas que um turista pode imaginar: vão de uma casa na árvore a um monastério; de um iglu na Noruega, a uma tenda no deserto marroquino; até mesmo acomodações em uma espécie de "bolha" na natureza, para que possam contemplar as estrelas antes de adormecer, são citadas pelo Virtuoso como exemplos do tipo.

Experiências e paixões: Os viajantes mais requintados estão cada vez mais, segundo o virtuoso, em busca de explorar suas paixões. Mais que isso, eles querem completar as experiências que ainda não realizaram de sua bucket-list — lista das coisas que precisa fazer ao menos uma vez na vida. Os fãs de esportes estão viajando para grandes eventos como os Jogos Olímpicos, Super Bowl e Wimbledon. Aficionados da arte estão perguntando sobre passeios privados de locais exclusivos como o Vaticano. Os amantes da música estão reservando viagens para festivais de verão e concertos... E por aí vai.

Contato com animais e bons tratos: O turista está expressando maior interesse em experiências relacionadas a animais, apontou o relatório. Alguns pedem visitas a instalações de proteção animal ou para observar animais em estado selvagem, como baleias e rinocerontes (bem de perto). Outros querem interagir mais diretamente com os animais, como na Giraffe House, em Nairobi, ou trenós puxados por cães para o Pólo Norte. E mais que apenas ter essa experiência, eles estão demonstrando uma preocupação com o bem-estar do animal, e querem garantir que as interações sejam sustentáveis.
Um total de 1.071 consultores de viagens de agências afiliadas à Virtuoso na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico, Caribe, Europa, África e Oriente Médio foram questionados para determinar as tendências do viajante de luxo para 2019.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS