Isabella Tagliapietra   |   01/03/2019 15:39   |   Atualizada em 31/05/2019 18:11

No carnaval, Rio ganhará R$ 3,5 bilhões com Turismo

Segundo pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ), 2,3 milhões de pessoas viajarão para o Estado


Divulgação/Prefeitura Angra dos Reis
Carnaval do Rio de Janeiro está entres os melhores do Brasil
Carnaval do Rio de Janeiro está entres os melhores do Brasil
De acordo com uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ), 2,3 milhões de pessoas viajarão para cidades e municípios do Estado durante o carnaval. Esses foliões movimentarão cerca de R$ 3,5 bilhões no feriado prolongado, considerando todos os gastos do viajante.

A pesquisa também descobriu que 26,2% da população adulta do Rio viajará para destinos interestaduais, internacionais e internos do Estado fluminense. Entre os destinos foi o Turismo interno que chamou mais atenção: apenas 18,2% da população maior de idade ficará no Rio para curtir a folia.

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

Entre os entrevistados 45% afirmam que utilizaram aplicativos de reserva para planejar a viagem, uma mudança notável no comportamento do turista. A maioria das pessoas respondeu que usará algum tipo de transporte terrestre, sendo carro o mais usado (59,5%), seguido de ônibus (19,8%). Apenas 15,3% irão usar transporte aéreo.

Em relação ao meio de hospedagem, a maioria afirmou que ficará em hotéis, pousadas ou albergues (35,9%), seguido de casa/apartamento de conhecidos ou familiares (35,1%), casa/apartamento próprio (13,7%), casa/apartamento alugado por temporada (9,9%) e acampamento, com apenas 3,8% das citações.

Entre as abordagens da pesquisa estava quais critérios influenciaram na escolha do destino, para a grande maioria dos viajantes (66,4%) a motivação foram questões financeiras.

A pesquisa contou com a participação de 500 consumidores em todo o Estado do Rio, e foi apurada pelo Instituto Fecomercio-RJ de Pesquisas e Análises, no período de 21 a 25 de fevereiro.

Tópicos relacionados