Alberto Gutiérrez, fundador da Civitatis, se torna 4º espanhol a viajar ao espaço
Executivo participou da missão suborbital NS-38, da Blue Origin, a bordo da cápsula New Shepard

O fundador da Civitatis, Alberto Gutiérrez, tornou-se hoje (23) o quarto espanhol da história a viajar ao espaço após participar da missão suborbital NS-38, da Blue Origin. O empresário retornou à Terra depois de voar a bordo da cápsula New Shepard, juntando-se a Miguel López-Alegría, Pedro Duque e Jesús Calleja no grupo de espanhóis que já ultrapassaram a fronteira do espaço.
A missão partiu do Launch Site One, no oeste do Texas, e levou Gutiérrez e outros cinco tripulantes além da Linha de Kármán, a 100 quilômetros de altitude, reconhecida internacionalmente como o início do espaço. Durante o voo, os participantes vivenciaram alguns minutos de ausência de gravidade e observaram a curvatura da Terra antes de pousar com segurança no deserto, em uma descida controlada por paraquedas.
“A experiência superou as expectativas. Subir em um foguete, sentir um lançamento vertical, alcançar 5,5 Gs, ficar em gravidade zero, ver a Terra lá de cima e a escuridão do espaço… tudo isso em tão pouco tempo. Acho que vou levar meses para processar. Espero que a exploração espacial continue nesse ritmo para que, em alguns anos, possamos fazer voos orbitais ou até chegar à Lua”, afirmou Gutiérrez após o pouso.
Gutiérrez deixou o cargo de CEO da Civitatis no fim do ano passado para atuar no Conselho de Administração. Com a missão, ele passa a integrar o grupo de pouco mais de 700 pessoas que já ultrapassaram a Linha de Kármán na história da humanidade, tornando-se também o primeiro líder da indústria de experiências turísticas a vivenciar pessoalmente uma viagem ao espaço.