American Airlines lamenta morte de Peter Dolara, executivo que fez história na companhia
Dolara, carinhosamente apelidado de El Jefe por sua equipe, aposentou-se em 2012 após mais de 40 anos

A American Airlines lamenta a morte de Peter J. Dolara, um de seus executivos mais influentes nas últimas décadas e figura central na consolidação da presença da companhia na América Latina e no Caribe. Em nota, o CEO da American Airlines, Robert Isom, destacou o impacto de Dolara na evolução da empresa.
“O time da American Airlines inteiro lamenta a perda de Peter Dolara. Ele foi uma figura lendária na companhia, no Sul da Flórida e em toda a América Latina. Peter foi integral para o crescimento do nosso hub em Miami e da nossa malha na região. A American não seria o que é hoje sem sua visão e liderança”
Robert Isom, CEO da American Airlines
Dolara, carinhosamente apelidado de “El Jefe” por sua equipe, aposentou-se em 2012 após mais de 40 anos dedicados à American. Ele ingressou na empresa em 1971, atuando inicialmente em cargos de vendas na Divisão Leste, em Nova York. Em 1984, foi nomeado vice-presidente de Vendas do Atlântico/Caribe e Nova York, sendo promovido a vice-presidente sênior em 1989.
A mudança para o Sul da Flórida, em 1992, marcaria o período mais significativo de sua carreira. De Miami, Dolara liderou a expansão da American Airlines no México, Caribe e América Latina (MCLA), fortalecendo a posição da companhia como principal operadora norte-americana nesses mercados.
Ainda de acordo com a companhia norte-americana, Dolara também teve papel essencial na aquisição da Eastern Airlines, em 1990, operação que transferiu à American uma vasta rede de rotas na América Central e do Sul, consolidando a liderança da empresa na região por décadas.
“Hoje, a American se orgulha de ser a companhia aérea de Miami, com a maior rede para a região MCLA e o maior empregador privado do Condado de Miami-Dade, com 15,5 mil colaboradores. Nada disso seria possível sem Peter. Perdemos um verdadeiro visionário, mas sua influência permanecerá para sempre”
Juan Carlos Liscano, vice-presidente de Operações da American no Aeroporto Internacional de Miami (MIA)