Juliana Monaco   |   24/11/2020 14:57

Ex-IAG assumirá como CEO da Iata no lugar de Alexandre de Juniac

Alexandre de Juniac deixará o cargo em março de 2021 e será sucedido por Willie Walsh, ex-CEO do IAG


Divulgação
Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da Iata
Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da Iata
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou que Alexandre de Juniac deixará o cargo de diretor-geral e CEO a partir de 31 de março de 2021. O Conselho Diretivo da Iata indicou na 76ª Assembleia Geral Anual da Iata, nesta terça-feira (24), a nomeação de Willie Walsh, ex-CEO do International Airlines Group (IAG) como o oitavo diretor geral da associação, com efeito a partir de 1º de abril de 2021. Ex-presidente e CEO da Air France-KLM, De Juniac começou na Iata em setembro de 2016.

"Não foi fácil tomar essa decisão. Tem sido um privilégio servir ao setor global de transporte aéreo - que chamo de negócio da liberdade - como diretor-geral da Iata. Nos últimos anos, a Iata aumentou estrategicamente sua relevância como a voz da indústria global. Isso ficou evidente na crise da covid-19. A Iata estabeleceu o caminho de retomada da conectividade aérea em meio à pandemia, com testes sistemáticos antes do embarque. Estamos nos preparando para atender às necessidades críticas de distribuição da vacina para covid-19. Em paralelo, reestruturamos a IATA para sobreviver à crise e estar preparada para apoiar a recuperação do setor com uma organização redimensionada para atender à nova realidade. Além disso, nossa equipe é motivada e determinada. Os alicerces para a recuperação do setor estão prontos. Agora é o momento certo para transferir a liderança da Iata para este longo processo de recuperação", disse de Juniac.


Divulgação
Willie Walsh, que assumirá o posto de CEO da Iata em abril de 2021
Willie Walsh, que assumirá o posto de CEO da Iata em abril de 2021
Com grande experiência no setor de aviação civil, Willie Walsh atuou como CEO do International Airlines Group (IAG) desde sua criação em 2011, CEO da British Airways e CEO da Aer Lingus. Walsh está familiarizado com a Iata, já tendo atuado em seu Conselho de Governadores por quase 13 anos entre 2005 e 2018, inclusive como presidente (2016-2017).

NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO
A Iata também anunciou outras mudanças de liderança aprovadas pela 76ª Reunião Geral Anual. Ronin Hayes, CEO da JetBlue, agora é presidente do Conselho de Governadores da Iata (BoG), sucedendo a Carsten Sporh, CEO da Lufthansa. Hayes cumprirá o mandato que começa imediatamente e termina na conclusão da 78ª Assembleia Geral Anual da Associação, a ser realizada em 2022, quando Rickard Gustafson assumirá a presidência até a conclusão da 79ª AGM em 2023.

"Tenho o prazer de terminar o meu mandato como presidente do BoG com forte liderança para acompanhar a Iata durante a crise e liderar a indústria em direção à recuperação. Agradeço a todos os membros do BoG e Alexandre pelo apoio durante os 18 meses em que servi como presidente, principalmente durante o período da crise. Esse apoio permitiu um esforço extraordinário da Iata durante a crise. Com os anúncios de liderança de hoje, podemos ter certeza de que a Iata permanece em boas mãos. Robin será um forte líder para o BoG. Estou confiante de que Alexandre continuará a ser uma voz de autoridade para a indústria ao concluir seu mandato como diretor geral e CEO e Willie assumirá com forte determinação pela qual é conhecido", disse Carsten Sporh.

Tópicos relacionados