Hellen Lopes assume direção executiva do Recife CVB
Ela está há 7 anos na entidade e substitui Gabriela Diaz, que foi para o Pernambuco Centro de Convenções

RECIFE (PE) - A executiva Hellen Lopes, de 28 anos, é a nova diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB). Com sete anos de atuação na entidade, onde iniciou como assistente na área de captação de eventos, ela se torna a sexta mulher a ocupar o principal cargo da instituição, que há 24 anos é liderada exclusivamente por mulheres.
Graduada em Turismo, Hellen assume o comando da entidade com a missão de intensificar a captação de eventos nacionais e internacionais para a capital pernambucana. "Assumir esse cargo é a concretização do que eu me preparei para fazer. A captação sempre foi minha principal frente de atuação, e agora tenho a chance de liderar um time focado nesse propósito", afirmou.
Ela se reporta à Juliana Britto (da Catamaran Tours), vice-presidente da associação, e Maria Carolina Oliveira, presidente da entidade.
Em sua primeira entrevista como diretora executiva, Hellen já comemora resultados históricos para o setor. Em 2024, o Recife CVB alcançou o melhor desempenho desde sua fundação:
- 28 eventos captados até 2028
- Mais de 50 eventos confirmados no calendário
- Taxa de conversão de propostas em eventos: 72%
"A vocação de Recife para o Turismo de negócios e eventos médicos é consolidada. Nossa infraestrutura, localização e rede hoteleira são diferenciais reais para quem organiza grandes encontros"
Hellen Lopes, diretora executiva do Recife CVB
Entre os principais atrativos para a captação de eventos, a nova diretora destaca:
- Localização estratégica, com acesso facilitado a outras capitais do Nordeste
- Maior pavilhão de feiras da região em espaço único, com estrutura moderna e modular
- Rede hoteleira com mais de 16 mil leitos
- Conectividade aérea nacional e internacional (hub da Azul Linhas Aéreas)
Segundo Hellen, a inauguração do Recife Expo Center, realizada em agosto do ano passado, "mudou o jogo" para a captação de eventos na cidade. A introdução do centro de eventos no cenário solucionou um gargalo histórico da cidade.

"Tínhamos uma dificuldade antiga em atender eventos médios, de 500 a 1,5 mil participantes. Os espaços que tínhamos não se adequavam a este tamanho e o Recife Expo Center chegou para solucionar isso. Hoje, com investimentos e novas opções, Recife voltou a despertar o interesse das entidades organizadoras"
Hellen Lopes, diretora executiva do Recife CVB
A vice-diretora Juliana Britto reforça o papel estratégico da entidade na articulação entre o setor público e privado. "O Convention tem um papel fundamental para o destino. A gente se conhece, se combina e fortalece a rede para mostrar Recife como um polo competitivo", destacou.
Com 72 associados, o Recife Convention & Visitors Bureau segue em ritmo de expansão, e a chegada de Hellen ao cargo de diretora executiva marca uma nova etapa de crescimento. Jovem, técnica e com experiência interna, ela simboliza uma gestão com continuidade, mas também com inovação.
Esta semana, o Recife Expo Center recebe o Rec 100, evento que celebra a realização do centésimo evento na estrutura em menos de um ano de funcionamento.
A reportagem da PANROTAS viaja a convite do Recife Expo Center em parceria com Luck Receptivo, Martur, Novotel e Recife CVB