Celso Sabino avisa a Lula que deixará Ministério do Turismo
Sabino explicou que seguirá a orientação da legenda, mas ressaltou que ainda tem compromissos oficiais

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que deixará o cargo no Executivo, como informa O Globo. A decisão foi tomada após determinações de seu partido, o União Brasil, que rompeu com Lula e exigiu que todos os filiados deixassem suas funções no governo federal.
Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), Sabino explicou a Lula que seguirá a orientação da legenda, mas ressaltou que ainda tem compromissos oficiais a cumprir. Ele deve formalizar sua saída em carta de demissão após o retorno do presidente da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na próxima semana.
Sabino não tinha escolha De acordo com a resolução publicada por seu partido, o descumprimento da ordem “sujeitará o infrator às sanções previstas no Estatuto, após regular tramitação de processo disciplinar instaurado no âmbito da Comissão Executiva Nacional”, o que pode levar à saída do ministro do União Brasil.
À frente da organização da COP 30, marcada para novembro de 2025 em Belém (PA), Sabino vinha manifestando interesse em permanecer no cargo. No início de setembro, chegou a propor alternativas para conciliar a permanência no ministério com as pressões internas, incluindo a possibilidade de se licenciar do partido.