Pedro Menezes   |   23/09/2025 09:10
Atualizada em 23/09/2025 11:34

Wilken Souto deixa a Assessoria de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo

Executivo deixou o cargo nesta semana, após longa passagem pela pasta do governo federal


Divulgação
Com formação em Turismo, gestão de projetos e administração pública, Wilken possui 22 anos de atuação na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor turístico nacional
Com formação em Turismo, gestão de projetos e administração pública, Wilken possui 22 anos de atuação na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor turístico nacional

Wilken Souto não é mais o chefe da Assessoria de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo. O executivo deixou o cargo nesta semana, após longa passagem pela pasta, onde teve papel fundamental na formulação de políticas públicas e no suporte técnico à alta gestão do ministério.

Com formação em Turismo, gestão de projetos e administração pública, Wilken possui 22 anos de atuação na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor turístico nacional. Além disso, assessorou diretamente os 10 últimos ministros do Turismo, em articulação junto aos representantes de entidades públicas e privadas do setor, e entre os entes federativos e o governo federal.

Wilken ainda foi responsável por importantes iniciativas voltadas ao desenvolvimento do Turismo nacional, como a coordenação da elaboração das medidas de recuperação do setor no pós-pandemia e a articulação técnica da revisão da Lei Geral do Turismo, contribuindo diretamente para a modernização do marco legal do setor.

Ele também atuou na coordenação técnica da elaboração do novo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que orienta as políticas do setor para os próximos anos. No MTur, foi Coordenador-Geral de Programas de Incentivo a Viagens, Coordenador-Geral de Regionalização do Turismo e Diretor de Produtos e Destinos, assessor especial do Ministro, Secretário Nacional de Políticas substituto e chefe de gabinete do ministro substituto.

Em nota, Wilken Souto agradeceu à equipe técnica do Ministério do Turismo e aos parceiros do setor, e destacou o compromisso coletivo de todos com o fortalecimento do setor e a elaboração. “Foi uma honra contribuir com medidas que ajudarão a transformar o turismo brasileiro em um vetor cada vez mais forte de desenvolvimento. Agradeço pela confiança e pelo trabalho conjunto com profissionais altamente qualificados”, afirmou.

Jurema Monteiro, ex-presidente da Abear, trabalhou com Wilken no MTur. Hoje recebi a notícia da saída do Wilken Souto do Ministério do Turismo e não poderia deixar de registrar meu reconhecimento. "Sua história se confunde com a do próprio desenvolvimento institucional do turismo no Brasil. Com serenidade, consistência e espírito público, o Wilken ajudou a deixar um legado que seguirá inspirando muitos profissionais e fortalecendo as bases para o crescimento do nosso turismo. Desejo sucesso nos novos caminhos que virão e agradeço pela contribuição tão valiosa que ele deixa para todos nós que acreditamos no turismo como indutor do desenvolvimento do Brasil".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4710 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.