Wilken Souto deixa a Assessoria de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo
Executivo deixou o cargo nesta semana, após longa passagem pela pasta do governo federal

Wilken Souto não é mais o chefe da Assessoria de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo. O executivo deixou o cargo nesta semana, após longa passagem pela pasta, onde teve papel fundamental na formulação de políticas públicas e no suporte técnico à alta gestão do ministério.
Com formação em Turismo, gestão de projetos e administração pública, Wilken possui 22 anos de atuação na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor turístico nacional. Além disso, assessorou diretamente os 10 últimos ministros do Turismo, em articulação junto aos representantes de entidades públicas e privadas do setor, e entre os entes federativos e o governo federal.
Wilken ainda foi responsável por importantes iniciativas voltadas ao desenvolvimento do Turismo nacional, como a coordenação da elaboração das medidas de recuperação do setor no pós-pandemia e a articulação técnica da revisão da Lei Geral do Turismo, contribuindo diretamente para a modernização do marco legal do setor.
Ele também atuou na coordenação técnica da elaboração do novo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que orienta as políticas do setor para os próximos anos. No MTur, foi Coordenador-Geral de Programas de Incentivo a Viagens, Coordenador-Geral de Regionalização do Turismo e Diretor de Produtos e Destinos, assessor especial do Ministro, Secretário Nacional de Políticas substituto e chefe de gabinete do ministro substituto.
Em nota, Wilken Souto agradeceu à equipe técnica do Ministério do Turismo e aos parceiros do setor, e destacou o compromisso coletivo de todos com o fortalecimento do setor e a elaboração. “Foi uma honra contribuir com medidas que ajudarão a transformar o turismo brasileiro em um vetor cada vez mais forte de desenvolvimento. Agradeço pela confiança e pelo trabalho conjunto com profissionais altamente qualificados”, afirmou.