Movida

Beatriz Contelli   |   23/04/2021 14:17   |   Atualizada em 24/06/2021 17:14

Câmara LGBT lança sexta edição do azulejo em homenagem à Diversidade

Em homenagem à Diversidade, a peça traz a mensagem Aqui respeitamos a diversidade em três idiomas

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil lança a sexta edição do azulejo em homenagem à Diversidade. Assinada pelo ilustrador Marcelo Stockler, a peça de 20cm X 20cm traz a mensagem “Aqui respeitamos a diversidade” em português, inglês e espanhol, e tem como objetivo levar a estabelecimentos, entidades e à casa das pessoas a representação do apoio e respeito à diversidade.
Divulgação
Para a criação do Azulejo, Stokler recebeu o briefing com as informações que obrigatoriamente constam do azulejo: formato, a frase “Aqui respeitamos a diversidade” nos três idiomas, o logotipo da entidade, o ano e a assinatura do designer. A entidade não interfere na criação nem nos quesitos formas, imagens, tipologia e muito menos na paleta de cores. O objetivo é que o artista tenha total liberdade para criar a peça.

“A ideia foi transmitir a sensação de carinho e acolhimento entre duas pessoas, dentro da atmosfera poética. Eu estou apaixonado por essa ilustração”, afirmou o artista quando finalizou a arte. Marcelo é um artista especializado em desenhos à mão livre, e idealizador do projeto @vertente. Graduado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em Design de Interiores e Fotografia, participou da criação de conteúdo para diversas empresas, além de contribuir em diversas campanhas digitais de grandes marcas.

Para o presidente da entidade e idealizador do projeto, Ricardo Gomes, o azulejo é um ato de declaração voluntária de respeito à diversidade. “Tenho um carinho muito especial por este projeto e sei que nossos associados, parceiros e as pessoas que nos acompanham nesses anos de jornada esperam avidamente a chegada da arte de cada ano. Confesso que nós da diretoria também ficamos ansiosos pela chegada da arte a cada ano. Vivemos esta emoção desde 2016 e queremos vivê-la por muitos e muitos anos”.

HISTÓRICO DOS AZULEJOS
A primeira edição do azulejo lançada em setembro de 2016, logo após a posse da atual diretoria, foi criada coletivamente sem a assinatura de um artista. Já em 2017, o azulejo contou com a assinatura de Weider Silvério que optou por uma arte mais clássica para emoldurar o respeito à diversidade.

Em 2018, o designer Fause Haten assinou a peça, que teve o desenho inspirado em formas e seres singulares, que vão se misturando e dando origem a novas formas e cores. “É assim que somos! Somos diversos, somos únicos, essa é a beleza da humanidade. E é no encontro dessas singularidades que a vida se torna mais interessante e plena”, declarou Haten na data do lançamento do azulejo.

Em 2019, o designer mineiro Ronaldo Fraga, trouxe seu traço e as referências de um Brasil plural, leve e divertido das suas coleções para o azulejo. “A busca dessa criação foi imprimir a diversidade como uma festa. Uma festa sob o céu estrelado ao som do melhor acordeom e banda de pífanos no interior do Brasil profundo. A diversidade LGBTI+ fora dos guetos, festejada por todos os brasileiros. Se uma criança e um ancião sorrirem diante dessa arte gráfica, terei alcançado a minha intenção”, declarou emocionado o designer, quando entregou a arte.

Em 2020, Laerte Coutinho, um ícone entre os cartunistas do Brasil, desenhou o azulejo e imprimiu seu traço divertido e inconfundível. Com seus personagens e personagens criados para a peça a artista trouxe a representação de várias orientações sexuais e identidades de gênero retratadas em uma tela de celular como se fossem capturados por uma foto. Uma das peças mais festejadas da coleção de azulejos da Câmara LGBT.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias