Leonardo Ramos   |   18/05/2018 09:00

Airbnb reportará ao governo dinamarquês a renda de seus usuários

A partir de agora, todos os anfitriões do Airbnb na Dinamarca terão sua renda reportada ao governo do país, para que os devidos impostos e taxas sejam cobradas 

Pixabay
O Airbnb fechou nesta semana um acordo com o governo da Dinamarca que obriga a plataforma, a partir de agora, a informar ao Ministério da Fazenda dinamarquês a renda de todos os seus usuários no país obtida por meio de locação de imóveis. A decisão foi divulgada nesta quinta (17), e faz da nação escandinava a primeira do mundo a obrigar a empresa a ceder tais informações, de acordo com o Ministro da Fazenda do país, Karsten Lauritzen.

Segundo o político, o acerto foi firmado como uma forma de fazer com que todos os anfitriões associados ao Airbnb paguem os impostos pelo serviço de aluguel de suas residências. Ressalta, ainda, que a plataforma informará às autoridades tributárias dinamarquesas detalhes como o número de dias de aluguel, assim como a renda de cada locação adquirida por seus usuários.

O acordo encerra uma brecha na legislação, na qual era apenas voluntário o reporte da renda dos anfitriões às autoridades fiscais. Para o diretor de Políticas Públicas da Airbnb na Europa, Patrick Robinson, a decisão "permitirá que seja regulado de forma justa e clara" a atuação da plataforma no país dinamarquês.

Vale lembrar que nesta terça-feira (15) os partidos políticos dinamarqueses concordaram em limitar os serviços de aluguel de quartos a um máximo de 70 dias por ano por propriedade, o que pode ter influenciado no acordo entre Airbnb e o País.

Tópicos relacionados