Tribe chega ao Brasil e inaugura novo conceito hoteleiro em Belo Horizonte; fotos
Inaugurado no dia 1º de setembro na Rua da Bahia, hotel conta com 79 apartamentos em oito categorias

BELO HORIZONTE - Um novo conceito hoteleiro chegou à capital mineira através do Tribe Belo Horizonte, inaugurado em setembro na Rua da Bahia, 2200. O hotel, que conta com 79 apartamentos, lança a marca australiana, adquirida pela Accor, no Brasil.
O empreendimento conta com restaurante, o Trintaeum, que serve café da manhã, almoço e jantar, o bar Coreto, no rooftop, com drinks autorais, e o Broa Café, integrado ao lobby e que fornece café feito por baristas com grãos selecionados.
O hotel fica localizado no bairro de Lourdes, próximo a Praça da Liberdade, e funciona em um antigo prédio do governo, que estava em desuso até 2020, quando foi arrematado por um investido para abrir o Tribe.
A PANROTAS esteve no hotel e conversou com executivos da Accor, que destacaram os conceitos da marca, a escolha pela localização, estratégias de promoção e muito mais.
Perfil da marca

A marca descolada da Accor no segmento midscale. É assim que a rede francesa entende o Tribe, que chegou às Américas com um empreendimento em Medellín e abre as portas de seu segundo hotel, agora no Brasil.
Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação e Sustentabilidade da Accor nas Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, apresentou o conceito em que o Tribe está inserido:
"Nós estamos trabalhando a marca Tribe sob o conceito High & Low: hotéis que têm muita personalidade, mas nada em excesso. É uma combinação de sofisticação e funcionalidade, que está presente em móveis, na arquitetura, na decoração"
Antonietta Varlese
A escolha por Minas Gerais
A escolha por Minas Gerais passa muito pela conexão com a marca, conforme apontou Abel Castro, chief development oficcer da Accor para as Américas.
"BH é uma cidade cosmopolita, os mineiros são muito acolhedores e gostam da noite. Minas Gerais sempre fez parte da expansão estratégica da Accor e continuará sendo quando tivermos a oportunidade"
Abel Castro
“Eu acredito que a marca tem tudo que o brasileiro gosta. Já ao entrar no lobby passa essa ideia diferente: o design, os elementos de decoração são fortes e importantes na marca e, nesse caso específico, temos alimentos e bebidas com características de Minas Gerais. Queremos levar para todo o Brasil porque tem a ver com o brasileiro e com toda a brasilidade que podemos explorar na marca”, destacou Castro.

Guilherme Mendes, gerente-geral do Tribe Belo Horizonte, destacou a 'conversa de uma marca global com as característcias do local em que o empreendimento está inserido. "A arquiteta Beth Nejm pensou no design mineiro para o hotel. Temos peças decorativas globais, que retomam a marca, mas também temos o artesanato local. Nesse conceito do Tribe, temos a conversa do hotel com o espaço que está inserido, com as pessoas que moram na cidade, convidando esse público para visitar o nosso espaço, e a gastronomia tem um grande papel nisso, com produtos mineiros no Trintaeum, Coreto e Broa Cofee Shop", disse.
Estratégias de promoção no B2B
Roberta Vernaglia, sênior vice-presidente de Marketing & Estratégia Digital da Accor Américas, para a divisão Premium, Midscale & Economy, destacou a promoção das marcas Accor para o B2B e como a estratégia é complementar ao B2C. "Nós temos uma atuação voltada para todos os públicos, desde o B2B, de como fortalecer essas marcas para o cliente intermediário e como ele pode ter até um papel de influência importante no reconhecimento que é passado para o cliente final, até o consumidor de fato, que é o nosso hóspede", disse.

No B2B, Roberta entende a importância de destacar as diferenças entre as marcas Accor, proporcionando uma melhor conversão de perfil para cada hotel: "Nós temos 14 marcas nas Américas e fazer essa diferenciação para o trade é muito importante.
"Como Tribe é uma marca de lançamento, nós estamos buscando a apresentação, garantindo que todos os clientes tenham contato com as suas especificidades. É um momento de exposição e entendimento, para que posteriormente a experiência acompanhe a expectativa que está sendo gerada. Estamos focados no conhecimento, investindo em iniciativas nessa direção, para que os consumidores, clientes intermediários e corporativos conheçam e entendam o Tribe, para posteriormente decidirem as escolhas de acordo com o que a marca oferece dentro de sua proposta de valor"
Roberta Vernaglia
Perfil do hotel

O Tribe Belo Horizonte está entre as marcas midscale da Accor, ao lado de outros nomes como Novotel e Mercure. A grande diferença, segundo Roberta, é justamente o público que a marca Tribe busca atingir: aqueles que procuram um senso de conexão.
"A gente entende que cada consumidor tem um perfil, buscando por produtos que estejam com sintonia com suas características e momentos de vida. Nós temos algumas marcas dentro do midscale e cada uma tem uma proposta diferente e atendem públicos diferentes. No caso do Tribe, está muito ligado a pessoas e consumidores que estão buscando um senso de comunidade, que buscam troca, experiências e conexão. Toda a proposta de serviço de Tribe facilita essa troca, com muita cultura, seja na arte, seja na gastronomia", destacou Roberta.
Em um mês e meio de funcionamento, o Tribe BH contou com 20% de ocupação média, número este que já vem mudando.
"Estivemos com as últimas noites com ocupação 100%. Chegando o final de semana, essa lotação tende a diminuir, combinando muito com o perfil da cidade, que recebe muito o turista corporativo"
Guilherme Mendes, gerente-geral do Tribe Belo Horizonte
Informações gerais do Hotel

O Tribe Belo Horizonte Savassi conta com oito categorias de quartos, sendo o de entrada, Essential, com 16 metros quadrados, e o Max Balcony, mais alto, com 47 metros quadrados. Todos os quartos contam com utensílios para chá/café, secador, ferro a vapor e amenities L'occitane.
Possui academia, um restaurante (Trintaeum), bar no rooftop (Coreto) e café no lobby (Broa Café). Conta com salas de reunião e 79 apartamentos, sendo 18 deles com varanda.
Veja as categorias detalhadas abaixo:
Tribe Essential
- Duas pessoas
- 16 metros quadrados
- Uma cama dupla
Tribe Essential Twin
- Duas pessoas
- 18 metros quadrados
- Duas camas de solteiro
Tribe Essential Disabled (PCD)
- Duas pessoas
- 22 metros quadrados
- Uma cama dupla
- Espaço acessível: Quarto Standard adaptado para pessoas com mobilidade reduzida
Tribe Extra
- Duas pessoas
- 27 metros quadrados
- Uma cama dupla
Tribe Extra Balcony
- Duas pessoas
- 30 metros quadrados
- Uma cama dupla
- Varanda
Tribe Extra Twin Balcony
- Duas pessoas
- 25 metros quadrados
- Duas camas de solteiro
- Varanda
Tribe Max Varanda Jacuzzi
- Duas pessoas
- 33 metros quadrados
- Uma cama dupla
- Varanda com jacuzzi
Tribe Max Balcony Jacuzzi Bathtub
- Duas pessoas
- 47 metros quadrados
- Uma cama dupla
- Banheira no quarto
- Varanda com jacuzzi
Veja fotos do Tribe Belo Horizonte
A PANROTAS viaja a convite da Accor.