Laura Enchioglo   |   17/10/2025 19:02
Atualizada em 17/10/2025 20:48

Tribe chega ao Brasil e inaugura novo conceito hoteleiro em Belo Horizonte; fotos

Inaugurado no dia 1º de setembro na Rua da Bahia, hotel conta com 79 apartamentos em oito categorias

PANROTAS / Laura Enchioglo
Tribe Belo Horizonte inaugura a marca no Brasil
Tribe Belo Horizonte inaugura a marca no Brasil

BELO HORIZONTE - Um novo conceito hoteleiro chegou à capital mineira através do Tribe Belo Horizonte, inaugurado em setembro na Rua da Bahia, 2200. O hotel, que conta com 79 apartamentos, lança a marca australiana, adquirida pela Accor, no Brasil.

O empreendimento conta com restaurante, o Trintaeum, que serve café da manhã, almoço e jantar, o bar Coreto, no rooftop, com drinks autorais, e o Broa Café, integrado ao lobby e que fornece café feito por baristas com grãos selecionados.

O hotel fica localizado no bairro de Lourdes, próximo a Praça da Liberdade, e funciona em um antigo prédio do governo, que estava em desuso até 2020, quando foi arrematado por um investido para abrir o Tribe.

A PANROTAS esteve no hotel e conversou com executivos da Accor, que destacaram os conceitos da marca, a escolha pela localização, estratégias de promoção e muito mais.

Perfil da marca

PANROTAS / Laura Enchioglo
Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação e Sustentabilidade da Accor nas Américas
Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação e Sustentabilidade da Accor nas Américas

A marca descolada da Accor no segmento midscale. É assim que a rede francesa entende o Tribe, que chegou às Américas com um empreendimento em Medellín e abre as portas de seu segundo hotel, agora no Brasil.

Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação e Sustentabilidade da Accor nas Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, apresentou o conceito em que o Tribe está inserido:

"Nós estamos trabalhando a marca Tribe sob o conceito High & Low: hotéis que têm muita personalidade, mas nada em excesso. É uma combinação de sofisticação e funcionalidade, que está presente em móveis, na arquitetura, na decoração"

Antonietta Varlese

A escolha por Minas Gerais

A escolha por Minas Gerais passa muito pela conexão com a marca, conforme apontou Abel Castro, chief development oficcer da Accor para as Américas.

"BH é uma cidade cosmopolita, os mineiros são muito acolhedores e gostam da noite. Minas Gerais sempre fez parte da expansão estratégica da Accor e continuará sendo quando tivermos a oportunidade"

Abel Castro

“Eu acredito que a marca tem tudo que o brasileiro gosta. Já ao entrar no lobby passa essa ideia diferente: o design, os elementos de decoração são fortes e importantes na marca e, nesse caso específico, temos alimentos e bebidas com características de Minas Gerais. Queremos levar para todo o Brasil porque tem a ver com o brasileiro e com toda a brasilidade que podemos explorar na marca”, destacou Castro.

PANROTAS / Laura Enchioglo
Abel Castro, chief development oficcer da Accor para as Américas
Abel Castro, chief development oficcer da Accor para as Américas

Guilherme Mendes, gerente-geral do Tribe Belo Horizonte, destacou a 'conversa de uma marca global com as característcias do local em que o empreendimento está inserido. "A arquiteta Beth Nejm pensou no design mineiro para o hotel. Temos peças decorativas globais, que retomam a marca, mas também temos o artesanato local. Nesse conceito do Tribe, temos a conversa do hotel com o espaço que está inserido, com as pessoas que moram na cidade, convidando esse público para visitar o nosso espaço, e a gastronomia tem um grande papel nisso, com produtos mineiros no Trintaeum, Coreto e Broa Cofee Shop", disse.

Estratégias de promoção no B2B

Roberta Vernaglia, sênior vice-presidente de Marketing & Estratégia Digital da Accor Américas, para a divisão Premium, Midscale & Economy, destacou a promoção das marcas Accor para o B2B e como a estratégia é complementar ao B2C. "Nós temos uma atuação voltada para todos os públicos, desde o B2B, de como fortalecer essas marcas para o cliente intermediário e como ele pode ter até um papel de influência importante no reconhecimento que é passado para o cliente final, até o consumidor de fato, que é o nosso hóspede", disse.

PANROTAS / Laura Enchioglo
Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & Digital Strategy da Accor Américas
Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & Digital Strategy da Accor Américas

No B2B, Roberta entende a importância de destacar as diferenças entre as marcas Accor, proporcionando uma melhor conversão de perfil para cada hotel: "Nós temos 14 marcas nas Américas e fazer essa diferenciação para o trade é muito importante.

"Como Tribe é uma marca de lançamento, nós estamos buscando a apresentação, garantindo que todos os clientes tenham contato com as suas especificidades. É um momento de exposição e entendimento, para que posteriormente a experiência acompanhe a expectativa que está sendo gerada. Estamos focados no conhecimento, investindo em iniciativas nessa direção, para que os consumidores, clientes intermediários e corporativos conheçam e entendam o Tribe, para posteriormente decidirem as escolhas de acordo com o que a marca oferece dentro de sua proposta de valor"

Roberta Vernaglia

Perfil do hotel

PANROTAS / Laura Enchioglo
Lobby do hotel e café Broa
Lobby do hotel e café Broa

O Tribe Belo Horizonte está entre as marcas midscale da Accor, ao lado de outros nomes como Novotel e Mercure. A grande diferença, segundo Roberta, é justamente o público que a marca Tribe busca atingir: aqueles que procuram um senso de conexão.

"A gente entende que cada consumidor tem um perfil, buscando por produtos que estejam com sintonia com suas características e momentos de vida. Nós temos algumas marcas dentro do midscale e cada uma tem uma proposta diferente e atendem públicos diferentes. No caso do Tribe, está muito ligado a pessoas e consumidores que estão buscando um senso de comunidade, que buscam troca, experiências e conexão. Toda a proposta de serviço de Tribe facilita essa troca, com muita cultura, seja na arte, seja na gastronomia", destacou Roberta.

Em um mês e meio de funcionamento, o Tribe BH contou com 20% de ocupação média, número este que já vem mudando.

"Estivemos com as últimas noites com ocupação 100%. Chegando o final de semana, essa lotação tende a diminuir, combinando muito com o perfil da cidade, que recebe muito o turista corporativo"

Guilherme Mendes, gerente-geral do Tribe Belo Horizonte

Informações gerais do Hotel

PANROTAS / Laura Enchioglo
Apartamento na categoria Max Balcony
Apartamento na categoria Max Balcony

O Tribe Belo Horizonte Savassi conta com oito categorias de quartos, sendo o de entrada, Essential, com 16 metros quadrados, e o Max Balcony, mais alto, com 47 metros quadrados. Todos os quartos contam com utensílios para chá/café, secador, ferro a vapor e amenities L'occitane.

Possui academia, um restaurante (Trintaeum), bar no rooftop (Coreto) e café no lobby (Broa Café). Conta com salas de reunião e 79 apartamentos, sendo 18 deles com varanda.

Veja as categorias detalhadas abaixo:

Tribe Essential

  • Duas pessoas
  • 16 metros quadrados
  • Uma cama dupla

Tribe Essential Twin

  • Duas pessoas
  • 18 metros quadrados
  • Duas camas de solteiro

Tribe Essential Disabled (PCD)

  • Duas pessoas
  • 22 metros quadrados
  • Uma cama dupla
  • Espaço acessível: Quarto Standard adaptado para pessoas com mobilidade reduzida

Tribe Extra

  • Duas pessoas
  • 27 metros quadrados
  • Uma cama dupla

Tribe Extra Balcony

  • Duas pessoas
  • 30 metros quadrados
  • Uma cama dupla
  • Varanda

Tribe Extra Twin Balcony

  • Duas pessoas
  • 25 metros quadrados
  • Duas camas de solteiro
  • Varanda

Tribe Max Varanda Jacuzzi

  • Duas pessoas
  • 33 metros quadrados
  • Uma cama dupla
  • Varanda com jacuzzi

Tribe Max Balcony Jacuzzi Bathtub

  • Duas pessoas
  • 47 metros quadrados
  • Uma cama dupla
  • Banheira no quarto
  • Varanda com jacuzzi

Veja fotos do Tribe Belo Horizonte

A PANROTAS viaja a convite da Accor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3972 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.