Xcaret celebra retomada do visto eletrônico e destaca novidades do portfólio
Grupo mexicano reforçou também seus investimentos e novidades para receber os visitantes

GRAMADO - O retorno do visto eletrônico para turistas brasileiros, previsto para fevereiro de 2026, como vimos em primeira mão aqui no Portal PANROTAS, está sendo recebido com grande entusiasmo pelo Turismo mexicano. É o caso, por exemplo, do Grupo Xcaret, referência em hospitalidade e parques temáticos na região de Cancún e Riviera Maya, o famoso Caribe Mexicano.
“Não é um segredo que, com a exigência do visto, houve uma desaceleração do mercado brasileiro para nosso destino. Porém, com a boa notícia de que em fevereiro se reativa o visto eletrônico, estamos muito entusiasmados e com vontade de investir mais, não apenas para recuperar o mercado, mas para atrair ainda mais visitantes do Brasil”
Lizeth Álvarez, diretora executiva comercial do Grupo Xcaret, em entrevista ao Portal PANROTAS durante o Festuris 2025
Antes da obrigatoriedade do visto físico, o Brasil ocupava o quarto lugar entre os principais mercados emissores para o Caribe mexicano. Agora, a meta, segundo Lizeth, é clara: “queremos que o brasileiro volte com tudo, que o destino recupere esse volume e que eles redescubram o México”, disse Lizeth.
A executiva reconhece, no entanto, que a recuperação não será imediata. “Foram tantos anos com o visto físico que agora, como empresários turísticos, temos que reconstruir pontes. É hora de voltar a fazer alianças com operadores e com os meios de comunicação. Vamos trabalhar para fazer essa recuperação acontecer”, explicou.
"O Grupo Xcaret foi uma das vozes ativas do setor junto ao governo mexicano para flexibilizar a política de entrada de brasileiros. Fomos realmente muito atuantes para reencontrar possibilidades de recuperar o mercado brasileiro. Era uma preocupação de toda a indústria turística, e ficamos felizes de ter somado a essa causa”
Lizeth Álvarez, diretora executiva comercial do Grupo Xcaret
Mais investimentos a caminho
O grupo reforçou também seus investimentos e novidades para receber os visitantes. O portfólio inclui o Parque Xcaret, dedicado à cultura mexicana, e outros como Xel-Há (snorkel e natureza), Xplor (aventura), Xoximilco (festas típicas), Xenses (desafios sensoriais) e tours a sítios arqueológicos e cenotes.
Entre as novas experiências, Lizeth cita os passeios de catamarã para Isla Mujeres e Cozumel, com opção de snorkeling e day use em clubes de praia, além de rotas em veículos 4x4 combinadas com parques de aventura.
Na hotelaria, o grupo segue em expansão. O Hotel Xcaret México, voltado para famílias, dobrou sua capacidade em 2025, com 1,8 mil quartos e 20 restaurantes assinados por chefs com estrelas Michelin. A rede também opera o Hotel Xcaret Arte, exclusivo para adultos, e La Casa de la Playa, um hotel boutique de luxo com 63 suítes.
O diferencial, segundo a diretora, está no conceito All-Fun Inclusive, que inclui traslados, parques, experiências gastronômicas e tours no valor da hospedagem. “Oferecemos um produto completo, seguro e despreocupado, que permite ao visitante viver o México em todas as suas expressões", finalizou.
Não perca nenhuma notícia do Festuris. Clique aqui para ver o plantão de notícias da PANROTAS.
A PANROTAS viaja a convite do Festuris.