Filip Calixto   |   07/05/2020 16:38
Atualizada em 07/05/2020 17:42

Centro-Oeste e Sul mantêm crescimento em reservas hoteleiras no Brasil

Levantamento feito pela OMNIBEES mostra tendências detectadas na semana passada.

PhB/Unsplash
Segmento altamente impactado pela evolução da pandemia do coronavírus no Brasil, a hotelaria começa a dar sinais de recuperação. Ainda que não de maneira imediata, meios de hospedagem do País começam a receber solicitações de reservas para os próximos meses. Nesse contexto, propriedades das regiões Centro-Oeste e Sul puxam para cima a alta, apesar do Sudeste ainda ter a maior representatividade nas reservas. Essas conclusões podem ser verificadas no Hotel Market Demand Light, da OMNIBEES, que analisa a demanda por estabelecimentos de hospedagem durante o isolamento social caudado pela covid-19.

De acordo com o estudo, as buscas por hotéis em Centro-Oeste e Sul aumentaram 43% e 19%, ao passo que as reservas concluídas subiram 95% e 75%, respectivamente. O acréscimo fez com que os Estados sulistas fossem responsáveis por 24,95% das reservas feitas no Brasil no período de 26 de abril a 2 de maio, ficando atrás apenas do Sudeste, que reuniu 45,59% das transações feitas no mesmo período. Os hotéis do Centro-Oeste correspondem a 8,99% dos pedidos no ínterim, enquanto Norte e Nordeste são 2,06% e 22,41% respectivamente.

Mais que o detalhamento das regiões, os números acima resumem uma tendência importante e igualmente boa para todas as regiões: o aumento da procura por hotéis. De acordo com o executivo de inteligência de Negócios da OMNIBEES, Emanoel Lima, a semana que vai de 26 de abril a dois de maio apresentou crescimento consiste, tendo variado 5,22% acima da chamada Semana Zero, que vai de 22 de março até 8 do mesmo mês (quando foram iniciadas essas pesquisas e a quarentena).

Na análise por data, nota-se que o maior volume de reservas ficou concentrado nos dois primeiros dias de maio. "O que nos leva a crer que esse aumento da demanda na semana passada tenha sido em função do feriado de 1º de Maio e por isso é necessário acompanhar a evolução das próximas semanas para entender se esse crescimento de 5,22% foi pontual ou se realmente representa uma tendência", pontua Lima.

Outro aspecto interessante para se notar na pesquisa da OMNIBEES diz respeito ao Book Window (diferença entre a data de pesquisa/reserva e a data de checkin). Esse número continua a apresentando tendência de queda, o que significa que as diárias estão sendo compradas para períodos mais próximos à data da aquisição. Na mais recente semana a média das compras é realizada com 60 dias de antecedência. Como pode ser visto no gráfico abaixo:
"Neste mesmo gráfico também podemos observar que a curva de pesquisas também vem apresentando uma tendência de crescimento pela segunda semana consecutiva", diz Lima. A semana de 26 de abril até 2 de maio foi fechada com 199 milhões pesquisas, tendo passado pela primeira vez o volume da Semana Zero.

TENDÊNCIA DE REGIONALIZAÇÃO
O executivo da OMNIBEES faz ainda um alerta sobre a geografia desses números. "Traçando um corte por distância dos destinos em relação às capitais, percebemos que os destinos entre 51 e 100 quilômetros de distância continuam liderando o crescimento em relação à Semana Zero, porém na última semana todos apresentam crescimento, com exceção das capitais", salienta.

O levantamento mostra também um ranking dos 15 destinos mais procurados entre 26 de abril e 2 de maio e na semana atual (de 3 de maio a 5 de maio). Nos dois períodos, Curitiba e Gramado aparecem como as cidades mais demandadas, com Florianópolis e Campinas se revezando na terceira e quarta posição.
"Por esse indicador podemos perceber que a semana atual está pior do que a semana anterior no mesmo período (domingo a terça-feira) tanto em pesquisas quanto em reservas, o que pode indicar o crescimento de 5,22% que percebemos no fechamento da semana passada tenha sido pontual", afirma Lima, lembrando que o ideal é que se aguarde a semana completa para ponderar melhor os números.

Os relatórios da OMNIBEES são disponibilizados para os clientes da empresa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Filip Calixto

Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7157 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!