Filip Calixto   |   30/06/2020 13:17   |   Atualizada em 30/06/2020 13:19

Senac São Paulo cria protocolo de reabertura em parceria com hotéis

Manual do Senac foi elaborado em parceria com associações hoteleiras.

Elaborado como baliza para a reabertura dos meios de hospedagem, o Senac São Paulo acaba de lançar o documento Meios de Hospedagem - Protocolos de Higiene e Segurança. Conforme sugere o próprio nome, o material apresenta as principais recomendações para a reabertura de empreendimentos de um setor que teve práticas operacionais mudadas pelo contexto de pandemia trazido pela evolução da covid-19. A cartilha foi criada contando com a parceria de especialistas no tema e de associações hoteleiras.

Marcelo Boeger, da AMTSBE (Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar), e Simone Scosato, diretora-executiva da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), também participaram da confecção do manual como assessores.

Unsplash/Ashwini Chaudnary
O material contempla diversos tipos e tamanhos de hotéis e considera premissas para garantir a prevenção em saúde
O material contempla diversos tipos e tamanhos de hotéis e considera premissas para garantir a prevenção em saúde
Já a validação das regras do documento passou pelo crivo de organizações como: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em São Paulo (ABIH-SP), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) e Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil). Sempre com participações viabilizadas pelo Movimento Hospitalidade Segura - um coletivo de debate sobre normas para segurança de hóspedes e colaboradores.

COMO FOI FEITO
Para a elaboração dos protocolos, foram considerados quatro principais eixos. São eles: front office, governança, alimentos e bebidas e eventos e lazer. Pesquisas em documentos de benchmarking e boas práticas nos âmbitos nacional e internacional serviram de subsídio na construção do guia.

"Um dos momentos mais ricos na produção do conteúdo foi a discussão com profissionais que atuam nas quatro frentes mencionadas. Assim, ouvimos questões práticas para incorporá-las ao documento. Afinal, ninguém melhor que os profissionais que estão na linha de frente para apontar as necessidades de adaptação para lidar com a pandemia", afirma a coordenadora de Desenvolvimento da área de Hotelaria e Eventos do Senac São Paulo, Marcia Harumi Miyazaki.

O material contemplou diversos tipos e tamanhos de empreendimentos hoteleiros e considerou as premissas básicas para garantir a prevenção em saúde e a não transmissão do novo coronavírus, preconizando distanciamento social, higiene pessoal, sanitização dos ambientes, comunicação, bem como monitoramento dos protocolos e outras recomendações.

A elaboração dos Meios de Hospedagem Protocolos de Higiene e Segurança teve início em meados de abril, momento no qual houve a necessidade de consolidar os protocolos em hotelaria para uma prestação de serviços adequada às circunstâncias atuais.

De acordo com Marcia, o documento foi encaminhado a órgãos governamentais, como a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e o Ministério do Turismo, com o objetivo de auxiliar no processo de reabertura, previsto para julho.

O documento está disponível a partir deste link.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias